CVX participa de Assembleia histórica do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), em São Luís (MA)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Representantes da CVX no Brasil participaram, durante os dias 16 e 19 de junho, da 40ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), que teve como tema “Sinodalidade e Missão: cristãos leigos e leigas em saída para as periferias”. O encontro foi realizado na cidade de São Luís, capital do Maranhão, e marcou com chave de ouro a retomada das assembleias presenciais da entidade, reunindo aproximadamente duzentas pessoas, de todos os cantos do Brasil.

Para o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Walmor Oliveira de Azevedo, a 40ª AGO do CNLB foi um “acontecimento histórico no coração da Igreja no Brasil”. Por carta (clique aqui para ler), ele reforçou que a missão de encontrar cada pessoa nas periferias geográficas e existenciais exige o envolvimento de cristãos leigos e leigas, que constituem a maioria do Povo de Deus e, por isso, são a “principal força evangelizadora de nossa Igreja”.

Apesar do foco no laicato, a Assembleia teve grande caráter sinodal, com a significativa presença também de bispos e presbíteros da região – destaque para o bispo de Tocantinópolis e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Giovane Pereira de Melo. A parceria CNBB-CNLB e a intenção de caminhar juntos foi celebrada com uma placa alusiva aos 70 anos da CNBB, entregue por Sônia Oliveira (presidente reeleita do CNLB) ao Arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana de Oliveira.

Desafios para os próximos anos

Além de comemorar a presença de representantes de toda a Igreja Católica do Brasil reunida no Maranhão, Sônia Oliveira também fez um balanço da gestão que conduziu praticamente toda durante a pandemia e enalteceu o processo do Sínodo 2023, de não ficarmos somente na escuta, mas termos coragem de chegar aos mais pobres, nas periferias, e encontrar soluções em conjunto. Para ela, ainda, é preciso fazer o laicato descobrir a sua vocação, entender a sua missão de corresponsável na Igreja, sendo sinal e testemunhas. “Para isto, precisamos vencer o clericalismo que vem dos dois lados, viver o evangelho de Jesus e avançar para a realização de uma Assembleia Eclesial do Brasil”, afirmou.

Participação da CVX

A Coordenação Executiva Nacional da CVX no Brasil enviou Rafael Finatti (coordenador) e Helma Oliveira (vice-coordenadora) como delegados da Assembleia, mas a CVX esteve representada também por Milene Negreiros, da CVX A Caminho (SP), vice-presidente do Laicato da Diocese de Guarulhos e delegada da regional Sul 1 do CNLB; e Honorata Ferreira Mendes, da CVX Fé e Vida (CE), que é assessora especial do CNLB.

Para Rafael, foi um feriado de Corpus Christi diferente, “uma experiência de desenvolvimento a partir de uma imersão na diversidade das expressões leigas da Igreja Católica brasileira, com pessoas de todos os cantos do país irmanadas pelo ideal de justiça, comprometidas com as periferias geográficas, existenciais e sociais de nossos tempos e com o chamado do Papa Francisco à sinodalidade.

No dia 26 de junho, Honorata, Helma e Rafael se reuniram para partilhar um pouco das ressonâncias a partir da Assembleia. Veja o vídeo:

Documentos da Assembleia

Para quem quiser saber mais sobre a Assembleia, a equipe de comunicação do CNLB registrou em seu facebook e no YouTube vários momentos do evento, como missas, orações e uma cobertura com o resumo do que aconteceu em cada dia. Nesta postagem, é possível acessar os documentos aprovados pela 40ª AGO, inclusive a Carta aos Cristãos Leigos e Leigas do Brasil, que sintetiza o que foi discutido em São Luís. “Ante uma Igreja tão mobilizada pelos apelos do Evangelho, penso que deveríamos refletir, enquanto CVX, sobre como fortalecer nossa inserção nos espaços do CNLB, em cada regional. É uma grande oportunidade de unir forças a outros irmãos católicos, pelo projeto do Reino de Deus”, conclama Finatti.

Veja abaixo algumas fotos: