CVX no Brasil envia nota de solidariedade aos jesuítas da Província do México

Joaquín César Mora Salazar “El Pato” y Javier Campos Morales “El Gallo”, sacerdotes jesuitas que fueron asesinados durante un ataque armado en una iglesia de a Sierra Tarahumara en Urique, Chihuahua.

Sensibilizada pela repercussão na comunidade nacional do crime ocorrido no último dia 20 de junho na serra Tarahumara e que matou dois padres jesuítas, a CEN endereçou uma nota de solidariedade na noite de hoje ao Provincial do México, o P. Luis Gerardo Moro Madrid, sj e a todos os jesuítas daquela Província. Leia abaixo:

 

P. Luis Gerardo Moro Madrid, sj
e todos os Jesuítas da Província do México,

A Comunidade de Vida Cristã (CVX) no Brasil declara sua indignação e, ao mesmo tempo, sua solidariedade diante dos assassinatos dos sacerdotes jesuítas Javier Campos e Joaquín Mora, no último 20 de junho, na comunidade de Cerocahui, Chihuahua.

Sabemos que se trata de uma região marcada há décadas pela violência aos direitos humanos, pelo narcotráfico e por relações criminosas relacionadas a interesses político-econômicos – um território em que trabalhadores locais, mulheres, povos tradicionais e migrantes (o povo de Deus!) é vítima e no qual indivíduos e organismos que lutam pela justiça social são ameaçados.

Em contextos como este, acolher e apoiar as pessoas mais vulnerabilizadas em suas diversas necessidades é nossa missão enquanto cristãos. Por isso, lamentamos que estes missionários, inacianos como nós da CVX, agora tenham se tornado mártires.

Oramos pelos falecidos, pela segurança dos demais jesuítas da comunidade local, pela equipe Pastoral da Paróquia em Cerocahui, pela paz na região de Chihuahua e pelo fortalecimento da Companhia de Jesus e de toda a comunidade eclesial no México e na América Latina.

Juntos, somos Igreja em saída a serviço dos mais pobres, trabalhando para transformar as estruturas opressoras.

Respeitosamente, em Cristo,

CVX no Brasil – Coordenação Executiva Nacional