CVX no 18º Congresso Eucarístico Nacional

Com tema “Pão em todas as mesas”, o 18º Congresso Eucarístico Nacional reuniu fiéis de todo o Brasil.

Entre os dias 11 e 15 de novembro, Recife se tornou a capital da fé no Brasil! A cidade pernambucana sediou o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) e contou com a participação de representações religiosas de diversos locais do nosso país e do exterior. O Nosso querido Papa Francisco esteve representado pelo cardeal português Dom Antônio Marto.

FEIRA CATÓLICA E DEVOÇÃO MARIANA

Com mais de 140 expositores, a Feira Católica do CEN transformou-se em referência de divulgação da fé católica e amor à Nossa Senhora. Através das exposições, os participantes puderam conhecer a riqueza e pluralidade da nossa fé, com o Cristo Ressuscitado como guia e exemplo de amor ao próximo.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E EXPOSIÇÕES

A programação do 18º CEN contemplou o público que curte músicas católicas com shows de Padre Fábio de Melo, Padre Reginaldo Manzotti entre outras atrações do segmento musical. Além da música, os fieis puderam assistir às exposições “Testemunhas de Santidade” e das Pastorais Sociais.

COMUNIDADE DE VIDA CRISTÃ DO BRASIL PRESENTE!

Nossa querida CVX esteve muito bem representada  por membros que participaram efetivamente do congresso.

Para a Fátima (Ministra da Eucaristia), o 18º Congresso Eucarístico Nacional foi uma linda oportunidade de partilha da Palavra e do Pão Eucarístico.

“O XVIII Congresso Eucarístico Nacional foi, para mim, um lindo momento, junto a uma grande multidão em que pudemos nos sentir verdadeiramente parte do corpo de Cristo.  Foram momentos de muita emoção e alegria pela partilha da Palavra e do Pão Eucarístico, parecia mesmo que estávamos juntos naquele dia em que Jesus partilhou pão e peixes entre a multidão. Para nós, é de grande consolação o gesto concreto deixado pelo Congresso, a Casa do Pão, que vai ajudar muitos dos que estão em situação de rua, tantos que nós já conhecemos e acompanhandos em outros momentos. Agora, terão um ambiente seguro para refeições e acolhimento. De fato, é para nós uma emoção muito grande”.

 

Para a nossa querida Carla, representando a Pastoral da Saúde, o CEN ficará marcado em seu coração.

“Participar do XVIII Congresso Eucarístico Nacional foi uma experiência que ficará marcada em nossos corações, pelo esforço  e dedicação de todos os voluntários, da  presença marcante do representante do Papa Francisco, de todos os religiosos e o povo de Deus. Houve uma sinergia  que não conseguiremos explicar a não  ser pela força  da fé. A igreja viva, no sorriso das pessoas, mesmo nas dificuldades surgidas pelo caminho, até  a apoteose pelas ruas do Recife na procissão de encerramento com o Santíssimo, unidos pela  Eucaristia viva em nossos corações,  para fazer história e como legado, o pão em todas as mesas! Emoções jamais vividas renovaram mais uma vez a nossa Fé para a nossa caminhada com Cristo”.

No coral do congresso, estivemos representados e representadas no coral do congresso pelas vozes lindas de Adriana e Socorro, que frisaram a importância do congresso para revigorar a fé.

“O XVIII Congresso Eucarístico Nacional trouxe novo vigor para nossa experiência com a Eucaristia e nos motiva a seguir nossa missão cristã partilhando sempre o pão com alegria. Ao longo de todo o tempo de preparação com o Coral do Congresso, ao todo nove meses de ensaios, pudemos aprender muito não somente quanto ao repertório, mas também sobre como se relacionam as vozes em harmonia com os instrumentos para que tudo seja perfeito. Foi uma experiência grandiosa e também nova. Por isso, somos  gratas pelo serviço prestado, por nossa saúde e coragem em desempenhar essa atividade”.

O próximo Congresso Eucarístico Nacional será realizado em Goiânia (GO) entre os dias 3 e 7 de setembro de 2027.