CVX colaborando com a formação de catequistas

Josedir, membro da CVX Dom Helder Câmara, de Brasília, teve a oportunidade e a alegria do kerigma (anúncio) da Lectio Divina “Leitura Orante – Uma experiência”, partilhado com os catequistas da Paróquia e Santuário de Santo Antônio em Brasília. O convite foi feito pela Sávia da CVX São José. e contou com a presença e participação do Pároco, Frei Carlos.

Na exposição foi destacada a estrutura da oração: leitura, meditação, oração e partilha. Como na leitura, quando é preciso estar atento ao que está escrito nas linhas e nas entrelinhas. Às vezes, o que não está dito é mais importante do que o que está dito.

O que pode ser ressaltado quando após a leitura do texto da Anunciação (Lc 1,26-38) uma das catequistas ressaltou a obediência de Nossa Senhora – “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Realmente a palavra não está escrita no texto bíblico, porém é de uma verdade incontestável.

E o anúncio que cada catequista realiza é uma missão, que corresponde ao “Sim” de Maria, modelo e primeira testemunha e seguidora do seu próprio Filho. A iniciativa visa preparar o grupo de catequistas para realizar com os familiares antes do início das atividades com as crianças, uma forma de inclusão da família para que rezem juntas. Família a nossa prima primaria.