Participação da CVX na Reunião Deliberativa do Laicato do Brasil

Ocorreu entre os dias 7 e 9 de fevereiro no Espaço Sagrada Família em São Paulo a reunião semestral do Colegiado Deliberativo do CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil. O CNLB congrega as organizações de leigos católicos da Igreja do Brasil, incluindo os Conselhos Diocesanos de Leigos, Pastorais, Movimentos, Associações e demais serviços eclesiais. Fundado em 1976, a CVX é filiada desde os anos 80 e foi representada nesta reunião pelo seu coordenador Alexandre Tenorio. Além da CVX, das diversas organizações filiadas e das várias instâncias de governo do CNLB, contou-se ainda com a presença de Laudelino Azevedo, assessor permanente da CNBB, além de D. Giovane Melo, bispo de Tocantinópolis, ambos responsáveis pelo setor do Laicato da CNBB.

A pauta da reunião tratou, entre outros temas, do planejamento de 2020 para a caminhada dos leigos no Brasil, levando em consideração as prioridades eleitas no último Encontro Nacional, ocorrido em 2019 na cidade de Cuiabá. Os grandes eixos trabalhados foram FÉ E POLÍTICA, FORMAÇÃO, ARTICULAÇÃO, COMUNICAÇÃO e JUVENTUDE. Além do planejamento do ano, houve ainda a apresentação sobre o Sínodo da Amazônia, feita por D. Giovane – que foi um dos participantes em Roma – seguida de uma rodada de intervenções da plateia. Outro ponto importante da reunião foi a preparação da próxima Assembleia Nacional do Laicato que terá lugar na capital maranhense no feriado de Corpus Christi. A CVX terá direito a enviar quatro delegados a São Luis.

Segundo Alexandre Tenorio, a participação da CVX no Conselho Nacional do Laicato é fundamental, porque é o organismo eclesial que melhor nos representa enquanto associação leiga: ” O CNLB cumpre um papel muito importante na caminhada da nossa Igreja por proporcionar o espaço mais abrangente de articulação, valorização, formação e organização das diversas expressões laicais. É ali também que podemos partilhar todos os nossos carismas e vivenciar um grande Pentecostes.”

Além do Alexandre Tenorio, a CVX também contava com dois outros membros nesta reunião: Honorata Mendes, da CVX Fé e Vida de Fortaleza, que fora eleita para o Conselho Econômico do CNLB e Roberto Barbosa (Beto) da CVX N. Sra. de Medianeira, Curitiba, que coordena a Comissão de Formação do mesmo organismo.