CVX Brasil na 3ª Assembleia Ordinária do CNLB da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Neste sábado, dia 26 de outubro de 2019, aconteceu a 3ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Pela CVX estivemos presentes eu (Marlene Mannarino) e Ruti Jordão. Havia mais de 20 pessoas, representando diversas instituições da Arquidiocese.

Na parte da manhã, além dos trâmites normais de uma assembleia como apresentação das instituições presentes, leitura e aprovação do Regimento Interno, relato das atividades realizadas ao longo do ano e apresentação da movimentação financeira; assistimos a um vídeo sobre o papado de São João Paulo II (celebrado em 22 de outubro) e um documentário sobre Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres.

Na parte da tarde, tivemos a palestra do assessor leigo Tobias Tomini, falando sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja para o quadriênio 2019 2023 (Documento 109 da CNBB). Ele falou da Igreja como uma casa de portas abertas; pontuou os quatro pilares da ação evangelizadora (a palavra, o pão, a caridade e a missão) e apresentou o objetivo geral da caminhada da Igreja nos próximos quatro anos. Ele também correlacionou o documento ao texto-base da Campanha da Fraternidade 2020. A CF nos fará refletir, entre outras coisas, sobre O Bom Samaritano: ele VIU, TEVE COMPAIXÃO e CUIDOU do ferido. Depois dessa apresentação bastante dinâmica e participativa, ele deixou em nós aquele gostinho de “quero mais”; ou seja, o desejo de conhecer melhor e, em linguagem inaciana, saborear mais esse documento da nossa Igreja, que não deve ser apenas lido e compreendido, mas assimilado e posto em prática.

Ou seja, foi mais uma excelente oportunidade de formação nos ensinamentos e propósitos da Igreja e de convivência com irmãos que partilham a mesma fé e o mesmo amor ao Senhor e à missão que Ele nos confia a cada instante.