CVX Brasil promove Noite de Partilhas online para discutir novo processo eletivo e refletir sobre compromisso na CVX

A Coordenação Executiva Nacional organizou na noite desta quarta-feira (31) mais uma edição da Noite de Partilhas, um encontro online com membros da CVX de diferentes regiões para discutir os entendimentos e orações a respeito do novo processo eletivo da CVX Brasil, que definirá a Comissão Executiva Nacional (CEN) e o Conselho Fiscal Nacional (CFN) para os próximos três anos. O principal foco das partilhas foi o texto inspirador de Helma Oliveira, vice-coordenadora nacional, intitulado “Deus é o primeiro a comprometer-se” (clique aqui para acessar o texto, que está no material Subsídios para rezar o compromisso CVX em 2023, enviado pela CEN em março).

Durante o encontro, após Helma comentar sobre as intencionalidades do texto e reforçar o novo processo eleitoral (onde as pessoas já estão indicadas e discernem suas disposições – e a comunidade envia os seus, ao invés de indicar pessoas de outros grupos), os participantes foram divididos em grupos para compartilhar suas experiências e reflexões sobre o significado de ser membro da CVX e de estar em comunidade, ressaltando a importância de perceber os sinais de Deus nas pessoas e nas situações do cotidiano.

No retorno dos grupos, já em plenária, Mônica Beatriz, da CVX Nossa Senhora da Estrada (Fortaleza-CE), começou o momento de partilhas amplas ressoando que “Ser CVX e estar em comunidade nos leva a ver diferente as pessoas e a perceber os sinais de Deus”. Mônica Simmons, da CVX A Caminho (Guarulhos-SP) ressaltou a intensidade do percurso até o Encontro Nacional que acontecerá em setembro, em Salvador, e a importância da oração para reavivar o olhar sobre os compromissos e o testemunho na CVX. Ela expressou sua gratidão pelo processo: “Não queremos cair no erro de sermos apenas cristãos amigos, mas sim, irmos muito mais profundamente em nosso olhar para os compromissos e o nosso testemunho, que nada mais é do que ajudar outros irmãos a saborear o que vivemos. Deixar de estar na CVX para passar a ser CVX”.

Diversos outros depoimentos destacaram a importância do compromisso e da espiritualidade compartilhada na CVX. Os baianos Carlinhos (CVX Santíssima Trindade, de Salvador) e Ednorma (CVX Amar e Servir, de Feira de Santana) mencionaram a alegria de conversar com pessoas de diferentes lugares, enfatizando a união proporcionada pela espiritualidade. “Estas cartas têm nos motivado a rezar e revisitar nossa vocação. O compromisso é pra ser vivido diariamente”, afirmou ela.

Ao final, antes da oração feita pela secretária nacional Marlene Mannarino e da benção do P. Miguel, o coordenador Rafael Finatti reforçou os marcos da preparação para o Encontro Nacional e a possibilidade de as pessoas que quiserem ainda se inscreverem até o dia 6 de junho. Ainda, fez um apelo: “É muito bom saber que nossas cartas têm ajudado cada uma e cada um a rezar e revisitar sua vocação. Mas precisamos de respostas concretas ao final deste percurso, ficaremos frustrados se não tivermos candidatos; quem está hoje na CEN fez uma opção livre, no desejo de servir – mas isso não significa que este mandato deva durar 6 anos”, partilhou.

Veja abaixo o vídeo da gravação da Noite de Partilhas. E programe-se: a próxima já está agendada para o dia 6 de julho. Até lá!