CVX Brasil participa de reunião do Serviço Jesuíta de Migrantes e Refugiados com Provincial dos Jesuítas no Brasil

*com informações do site https://sjmrbrasil.org/pe-smyda-bsb/

 

A CVX no Brasil participou na última quarta-feira, dia 16 de fevereiro, da reunião realizada pelo Serviço Jesuíta de Migrantes e Refugiados (SJMR) em Brasília/DF, com o Pe. Mieczyslaw Smyda (SJ), na visita do Provincial dos Jesuítas no Brasil, à inauguração do novo prédio do Centro Cultural de Brasília.

O Pe. Agnaldo Júnior, diretor nacional do SJMR, conduziu a reunião, que, além da presença do Pe. Smyda, teve a participação do membro CVX, Regional DF, Wellington Santos, e de colaboradores do SJMR. Uma das pautas da reunião, foi acerca da parceria institucionalizada entre a CVX no Brasil e o SJMR no incentivo e fortalecimento de empreendimentos para acesso à renda de migrantes e refugiados no Distrito Federal.

Na ocasião, o Padre Provincial destacou a importância da institucionalização de ações como essa, para maior visibilidade e engajamento das pessoas de nossas comunidades. Além disso, foram abordados também outras ações do SJMR no tocante à atenção direta a proteção, a integração dos migrantes e refugiados, e também no esforço empreendido na incidência local, regional e nacional por políticas públicas de longa duração para essas pessoas.

O Pe. Agnaldo expressou ainda que, “sentimo-nos confirmado com a apreciação do Pe. Smyda por esse compromisso da Província do Brasil, junto as pessoas forçadas a migrarem, muitas delas em precárias condições”.

Parceria CVX-Brasil/SJMR

A CVX no Brasil estabeleceu no dia 12 de outubro de 2021, a institucionalização de sua parceria com o SJMR, por meio de um Acordo de Cooperação. Este prevê o desenvolvimento de atividades de apoio à integração econômica e acesso à renda de pessoas migrantes e refugiadas, mediante a realização de projeto de microcrédito solidário e criação de um cadastro de identificação e divulgação para a promoção de trabalho e emprego a profissionais migrantes e refugiados.

Essa iniciativa conta com o apoio de uma estagiária contratada pelo SJMR, possibilitada por suporte financeiro da CVX no Brasil, para atuação essencialmente para auxílio na execução das ações dessa parceria. No momento, realizou-se um levantamento estruturado da comunidade de migrantes e refugiados da região com potencial de atendimento ao projeto de microcrédito solidário, também amparado com um aporte de recursos da CVX. A expectativa é que até o final de março próximo, finalize-se a etapa de seleção de cinco pessoas que participarão do projeto com ajuda material, formação e acompanhamento pelos entidades envolvidas, até o começo de 2023.