CVX Brasil participa da 41ª Assembleia Geral do CNLB, em Igarassu-PE

Entre os dias 08 e 11 de junho de 2023, no Centro Mariápolis da cidade de Igarassu-PE (Arquidiocese de Olinda e Recife), a 41ª Assembleia Geral Ordinária (41ª AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) reuniu mais de duzentas pessoas e marcou o início do itinerário jubilar de 50 anos do Organismo. O tema escolhido, sobre a profecia do laicato, provocou a Assembleia a sensibilizar-se às dores, lutas e esperança do povo – e assim refletir e reafirmar o compromisso dos leigos e das leigas do Brasil para com a construção de uma sociedade justa, fraterna e de paz. Em comunhão com o terceiro ano vocacional da Igreja no Brasil e inspirada pelo legado de Dom Helder Câmara, a 41ª AGO do CNLB foi uma grande celebração, mas também refletiu os desafios necessários à ação.

Representada oficialmente por Marlene e Rafael, da Coordenação Executiva Nacional, além de Patrícia (da CVX Profeta Peregrino, de João Pessoa, enviada pela CER-NE), a CVX Brasil contou ainda com as participações de Honorata (da CVX Fé e Vida, de Fortaleza, mas que é da Comissão de Assessoria Permanente do CNLB) e Milene (da CVX A Caminho, de Guarulhos, e que foi como uma das delegadas da Regional Sul 1 do CNLB). E a delegação fez bonito: responsável pelo cerimonial, Honorata fez a abertura da Assembleia; Marlene, por sua vez, deu seu testemunho de trabalho na área da educação e dos direitos humanos, na manhã de sexta-feira, encantando a todos com sua alegria e suas histórias – e ainda dançou quadrilha na festa junina no sábado à noite; e Rafael fez parte da equipe que organizou a metodologia da Assembleia, ficando responsável, entre outras coisas, por apresentar na manhã de domingo a sistematização dos indicativos de ações mais prioritárias sugeridas pelos 12 grupos nos trabalhos da manhã de sábado. A CVX Brasil ainda elaborou e propos uma carta solicitando que o dia 27 de agosto seja instituído como o “Dia dos Profetas da Esperança dos Pobres do Brasil”, em alusão à coincidência de datas de falecimento de três bispos importantes de nossa Igreja: o próprio Dom Helder Câmara, inspirador da 41ª AGO; Dom Luciano Mendes de Almeida; e Dom José Maria Pires. A carta, aprovada pela Assembleia e em nome do CNLB, agora será encaminhada à presidência da CNBB.

Para Patrícia, que participou pela primeira vez da Assembleia, o sentimento no final foi de privilégio e gratidão. “Amei ter ido e ter conhecido esse mundo do Laicato no Brasil, acrescido de celebrações e vivências incríveis”, disse ela. Rafael, que participou também em 2022, concorda: “Reafirmamos nosso compromisso com esta Igreja voltada para os mais pobres”. Para ele, é muito importante que nunca percamos isso de vista, como central em nossas atuações. “Estar numa Assembleia como esta do CNLB, junto a tantos carismas e modos de atuar no mundo, nos enche de esperança e inspiração”, afirmou o coordenador nacional da CVX.

Ver, Julgar e Agir

A metodologia definida para a Assembleia teve como premissa um olhar leve, em quantidade de conteúdos a serem trabalhados, mas não menos profundo e aspiracional. Pelo contrário: a dimensão orante e celebrativa carregou consigo a responsabilidade de discernir e avaliar a missão e os próximos passos do CNLB, à luz do legado de Dom Helder Camara, tão significativo para o Brasil a partir da região de Recife e Olinda. Assim, o caminho escolhido procurou observar a prática social católica, com o método ver-julgar-agir. Confira os principais destaques da programação:
• Dia 1 (VER) – Análise de conjuntura, com a socióloga e economista Tânia Bacelar Araújo;
• Dia 2 (VER/JULGAR) – Testemunhos do território e da própria Assembleia, a partir das três urgências definidas: integridade da criação, direitos humanos e incidência política. E tarde orante, com o tema “A vocação à profecia do laicato”, com um diálogo com o monge beneditino Marcelo Barros e colocações de Dom Gabriel Marchesi, bispo de Floresta-PE e membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB.
• Dia 3 (JULGAR/AGIR) – Avaliação da caminhada do CNLB, propondo indicativos de ação. E tarde em Olinda, para beber da fonte inspiradora de Dom Helder Camara, com a celebração do início do Itinerário do Ano Jubilar.
• Dia 4 (AGIR) – Definição das prioridades de ações para que o CNLB possa trabalhar ao longo do próximo ano e dos encaminhamentos práticos a respeito dos próximos passos do Organismo.

No YouTube do CNLB é possível assistir às gravações de alguns destes momentos da Assembleia. Abaixo, algumas fotos das participações dos membros da CVX.