CVX Brasil na Assembleia da CNLB 2019

A CVX Brasil participou da VII Encontro Nacional do Laicato: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: Um novo olhar e um novo agir. Promovido pelo Conselho Nacional de Leigos do Brasil – CNLB.

Da esquerda para direita os membros CVX: Celso SP, Graça DF, Rutnéia RJ, Rubens SP, Beto Sul, Honorata NE, Irineu SP.

A seguir compartilhamos os relatos feitos por nossos representantes neste importante momento da Igreja Católica no Brasil.

1° dia- 20/6.

Nosso VII Encontro do CNLB começou com o almoço, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Às 14 h aconteceu a celebração Eucarística presidida por D. Derek Byrne, iniciada em baixo das árvores na área externa e que continuou em procissão para o salão, preparado com esmero pela liturgia. Após, houve a primeira conferência pelo Prof. Luiz Augusto Passos, da UFMT: “Em tempos de Francisco, os desafios da Igreja e da Sociedade, luzes e esperanças”, chamando a atenção para nossa responsabilidade enquanto leigos e cristãos, diante dos postulados da Laudato Si, seguido de perguntas da plenária. Após 18 h o Regional Sul conduziu a oração da noite, com celebração estilo Taize, convidando a todos para agradecer e louvar o Amor de Deus, em especial neste primeiro dia de encontro, que se encerrou com o jantar. Gratidão ao Senhor por tanto carinho, em cada detalhe deste dia.

2°. dia – 21/06. 

Oração da manhã preparada pelo Noroeste 1. Depois da oração da manhã foi feita uma memória dos Encontros anteriores, primeiro em 1987, o sexto 2015. Após a memória dos encontros, Roberto Malvezzi (Gogo) foi o facilitador da fala: “Eu Ouvi os Clamores do meu Povo.”

Após a fala do Roberto, que foi bastante questionadora principalmente no que se refere ao nosso papel como igreja, formou se alguns grandes grupos e estes dividido em pequenos grupos que durante 1h30 discutimos três questões relacionado ao tema: “Eu ouvi os clamores do meu povo”: – Quais os gritos? – Quem grita? – Com quem gritamos? (Contra quem ou o que gritamos).

Profunda e rica as falas, pois nos faz ver as realidades de diversos lugares onde estão o povo de Deus. Dos grupos fomos para uma plenária com os vários pequenos grupos, partilhando o fruto recolhido. Depois da plenária no grupo “médio” nos auditórios menores, houve uma outra plenária com todos os participantes (no auditório grande), resumindo as falas dos 4 grupos médio. Depois da plenária saímos para oração da noite. Em seguida o jantar. Depois a assembléia foi instalada somente com os delegados.

3°. dia – 22/06.

Iniciamos o dia com a oração da manhã, feita pela Regional Norte 1, tendo como fio condutor as mulheres e Maria. Em seguida palestra com o tema; despertar para a liberdade, com a assessoria de Robert Malvezzi. Veio forte em sua fala a presença de um Deus que acompanha, que possibilita vida e transformação. Um Deus próximo e íntimo da gente. Um Deus que vem ao nosso encontro como veio para o povo de Israel. Ele nos envia pessoas, desperta vocações e chamados. Ele conta com as mediações humanas. Todos nós temos que fazer o caminho pelo deserto, uns mais, outros menos. A vida é uma caminhada, e o mistério é a caminhada. Tem sofrimentos particulares e outros são sacrifícios de pessoas sacrificadas. A luta libertária é uma luta permanente, um modo de ser, o cristão precisa tentar ser justo. O povo de Israel não experimentou o paraíso.
Nosso processo libertário é permanente. Após encerrar sua fala ele provocou o grupo dizendo que a conversa em grupo seria a seguinte:
Comentar sobretudo a conversão ecológica e a ecologia integral. Ainda na fala dele foi resgatada a postura profética do Papa Francisco. Também foi dito que Jesus é o Deus que se inseriu no meio de nós. Jesus é o olho que vê, ouvido que escuta e percebe a necessidade do povo. Eleva toda a humanidade, perdoa e redime. Em seguida foram lidas mensagens que foram encaminhadas ao CNLB.

Logo a plenária foi dividida em grupos para responder as seguintes questões: Como é que a gente desce no meio do povo? Como ferver às necessidades que se manifestam.

Logo foram encaminhadas as rodas de conversas. Os trabalhos foram reiniciados a tarde com a apresentação do resultado dos trabalhos em grupos. As sínteses foram apresentadas pelos grupos. Grupo da casa comum foram destacados vários aspectos entre eles, a importância de nos aproximamos da Laudato Si, distribuição justa da terra, zelo da casa comum.

Direitos humanos; fortalecer e ampliar a iniciativa de educação.
Ampliar a participação do Laicato em comissões afim.
Criar uma comissão de direitos humanos no CNLB.
Atuar em parcerias com universidades e outros locais.
Incluir direitos humanos no âmbito escolar. Entre outras.
Igualdade de gênero; mudança de cultura popular, quebra de preconceitos, entre outras.
Política pública; acima tem foto das propostas.
Direito a cidadania; estilo de vida, mentalidade e sofrimento humano, violência, solidão e desemprego. Entre outros.

Os outros resultados estão as fotos dos slides já encaminhados.

O dia foi extremamente rico. Preciso ainda ressaltar que após a apresentação dos grupos, depois do intervalo, os grupos se reuniram para fazer uma síntese de tudo que foi discutido no encontro, para ser apresentado amanhã, para nortear o trabalho do CNLB nos anos de 2019 até 2022.

4° dia – 23/06.

Começamos essa manhã, com uma oração organizada, pelos organismos filiados ao CNLB.
Encerrando o nosso Encontro, nos colocamos diante de Deus para louvá-lo pelas maravilhas realizadas nestes dias, o chamado à ecologia integral, a comunhão de todos os irmãos de Norte a Sul, Leste a Oeste deste nosso Brasil nesta terra abençoada de Cuiabá.
Foi proposto por Beto (Regional Sul da CVX Brasil), no primeiro dia do Encontro, a construção de uma moção ao Papa Francisco, e depois de algumas sugestões que foram acolhida. A moção de apoio ao Papa Francisco disponível aqui para download.
Foi aprovada também uma emenda sobre os direitos e preservação dos territórios indígenas;.
Em seguida cada mini plenária de ontem apresentou o resultado sobre as diretrizes CNLB, para os próximos 4 anos. Eixos: ação social, juventude, formação, Casa Comum.
Foi decidido q a próxima Assembleia Geral Ordinária do CNLB, será em Sào Luis do Maranhão.
A missa de encerramento foi presidida por Dom Giovanni, bispo de Rondonópolis e referencial do Laicato do Brasil. E com a bênção de Dom Giovani, nos abençoa e nos envia em missão, sem ideologia partidárias, mas com q vivamos com profundidade o evangelho. Dom Giovani, nos abençoa, com a benção de São Sebastião, São Gonçalo e Nossa Senhora do Rosário.

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Image_Widget”][/siteorigin_widget]