CVX bate-papo com Movimento Católico Global pelo Clima

O Secretariado de Justiça Socioambiental da CVX Regional Sul realizou no último dia 25 um bate-papo online com Igor Bastos, coordenador nacional do Movimento Católico Global pelo Clima, reunindo membros da regional e também membros de diferentes regionais da CVX Brasil. No encontro, Igor falou da Laudato Sí, contextualizando o importante documento à luz dos problemas que acontecem em todo o mundo; e sobre as origens do MCGC, que atende ao convite do Papa Francisco para que rezemos, vivamos e protejamos nossa Casa Comum. Além disso, aproveitou para esclarecer diversas perguntas dos participantes a respeito do movimento.

Foi a primeira atividade desenvolvida este ano pelo Secretariado na fronteira da Ecologia. “Foi importante para enteder como a Igreja Católica tem atuado, percebemos que todos ficaram agradecidos e ao mesmo tempo provocados pelas reflexões”, resumiu Fernando Rodrigues, da CVX Nova Aliança e um dos idealizadores do bate-papo. Ele destacou algumas ressonâncias dos participantes:

“Consegui formar uma boa primeira ideia do movimento. Entendo que somos bem-vindos e penso que deveríamos nos integrar para melhor contribuir. Agora, haveria ainda questões em aberto. Em que atuar? Como e onde? Isso seria algo para pensar e discernir”. (Eduardo Lopes, Pré-CVX Esperança).

“Gostei muito, foi bem interessante. O Igor é um jovem dedicado! Já estou relendo a Laudato para reforçar minha espiritualidade”. (Dante Vanin, CVX Santo André)

“Muito boa a apresentação, nos proporcionou um entendimento do histórico da caminhada. Foi bom que outros regionais também participaram”. (Valdemar Cequinel, CVX Santo André).