CVX assina Compromisso com a Defesa da Justiça Climática

 

Começa hoje (30 de novembro), em Dubai (nos Emirados Árabes Unidos), a COP28 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Antecipando-se ao evento que vai até o dia 12 de dezembro, o Papa Francisco escreveu a exortação Laudato Deum, exortando a nossa comunidade global a agir sobre a crise climática. “Estamos numa peregrinação de reconciliação com o mundo que é a nossa casa.” LD 69

Como resposta, a CVX Mundial juntou-se ao Ecojesuit, à Rede Global de Defesa Inaciana sobre Ecologia, ao Secretariado de Ecologia da Justiça Social e a mais de 100 membros da Família Inaciana numa declaração coletiva pela humanidade e pelo cuidado da nossa Casa Comum. O documento, disponível em espanhol (mas também em inglês e francês), apresenta cinco objetivos para a COP28, juntamente com cinco ações pelas quais as nossas comunidades podem trabalhar.

Em carta enviada esta semana às Comunidades Nacionais, divulgando a assinatura da declaração coletiva, o Conselho Executivo Mundial (ExCo) fez alguns convites aos membros CVX espalhados pelo mundo todo. O primeiro deles foi um apelo para que também as Coordenações Executivas Nacionais assinassem a declaração coletiva – a CEN aqui do Brasil acabou de manifestar-se positivamente a isso, junto ao ExCo. O segundo convite foi para que rezemos por este processo: há um grupo no facebook onde serão publicadas orações e notícias sobre a COP28. Por fim, o terceiro convite é para que possamos acessar o site climatejustice.ecojesuit.com, para nos informarmos sobre a COP28 a partir da EcoJesuit e de outros ministérios inacianos.

“Nós encorajamos você não apenas a ler, mas a agir. Esta é uma oportunidade para aumentar a conscientização e refletir sobre esta iniciativa global baseada na fé entre os nossos membros durante a COP28 e depois”, recomendou o ExCo.

Unamo-nos, pois, em oração e solidariedade em nome da nossa casa comum e dos nossos irmãos e irmãs mais vulneráveis.