Plataforma Contém Amor convida CVX Brasil a colaborar

Se o campo de ação do membro CVX não conhece limites, a virtualidade certamente não é uma barreira para as nossas ações, certo? Pensando nisso, a Coordenação Executiva Nacional decidiu aceitar um convite do Instituto Amaivos para divulgar a possibilidade de que qualquer pessoa da CVX Brasil possa se voluntariar e produzir conteúdos para a plataforma Contém Amor. A ideia do site, que tem raízes inacianas (Tony Piccolo, seu fundador e entusiasta foi membro da CVX Rio) e uma boa audiência em todo o Brasil, é “melhorar a humanidade, acolhendo pessoas nas suas buscas por orientações humanas e espirituais”. 

“Agradecemos pelo convite do Tony e também à ponte feita pelo Fernando Cyrino, cujas recomendações e ações valorizamos muito! Nos motivou a pensar no potencial que temos de gerar mudanças na sociedade através da comunicação – e a proposta da Contém Amor muito nos alegra em relação a isto. Afinal, a comunicação transversa, como meio, praticamente todos os objetivos e a missão da CVX Brasil, por isso é importante termos espaços como este, de maior visibilidade, para quem possa estar interessado em empreender um projeto/iniciativa”, afirmou o coordenador nacional Rafael Finatti.

Na prática, não há um escopo definido. A proposta da parceria é que cada um que se sinta chamado pense na linguagem que mais se sentir à vontade de utilizar – podcast, vídeos, artigos, coluna, charge, crônica, ilustração, fotografia, etc – e faça contato diretamente com a direção do Instituto Amaivos, via Tony ou Fernando Cyrino, para alinhar o formato, o conteúdo e a periodicidade das postagens. “Pode fazer isso sozinho, em comunidade, tanto faz. Com muita liberdade!”, enfatiza Finatti. Os canais de contato são o whatsapp (21) 99409-7454 ou o e-mail contato@contemamor.com.br.

Abaixo, como reforço, segue o convite feito em conjunto por Tony e Fernando – em forma de texto e também em vídeo (o conteúdo de um complementa o do outro).

Olá, companheiras e companheiros da CVX,

É com grande alegria que viemos a vocês neste tempo do Advento, para lhes apresentar essa nossa parceria. Sim, vamos trabalhar juntos: CVX Brasil e Amaivos – Contém Amor de mãos dadas.

Somos uma plataforma digital com uma longa e bela história. Estamos na rede desde outubro de 2000. Evangelizamos a partir das dimensões do amor presentes na humanidade, na espiritualidade e no cuidado com a Casa Comum (a natureza). Dentro dessas dimensões, unimos crentes e não crentes, afrodescendentes, agnósticos e ateus, cristãos, judeus, muçulmanos, diversidade sexual, pessoas com deficiência, dentre outros. Com esse povo todo o nosso foco é propagar a cultura do amor: diversidade cultural, diálogo inter crenças, direitos humanos, cuidado com o meio ambiente e outros. Conforme ensinou o nosso pai espiritual Inácio, “O bem quanto mais universal, mais divino”.

Com a ajuda de voluntários, a Amaivos – Contém Amor produz e distribui conteúdos e serviços religiosos, de espiritualidade, educativos e culturais ligados a amor, humanidade e direitos humanos. Dentro dos inúmeros serviços gratuitos que já oferecemos, destacamos o Padre Online, o Orientação Espiritual Online e o Diversidade Sexual Online, todos com a colaboração de jesuítas e leigos inacianos; também temos o Afrodescendentes Online; Judaísmo Online; Sheikh Online; Pessoa com Deficiência Online; Pastor Online; Equidade de Gênero Online e outros (confiram no nosso site: https://contemamor.com.br/).

Apesar disso tudo que já realizamos, sentimos falta de conteúdos mais específicos da nossa espiritualidade na plataforma – e é por aí que a nossa caminhada em comum começa: queremos mais gente para refletir, falar, escrever, divulgar e experimentar a espiritualidade inaciana através de uma linguagem mais universal, para atingir um público mais diversificado (e ampliado). Como Jesus em seu tempo com as parábolas incríveis e o Sermão da Montanha, indo muito além do que os rabinos faziam e, sem dúvidas, também como Inácio de Loyola, autor de tantas cartas (milhares) para os seus companheiros enviados ao trabalho do Reino em várias partes da Europa e do mundo. Afinal, será que alguém tem dúvidas de que se vivesse hoje Inácio seria um grande usuário de plataformas como a Amaivos – Contém Amor?

Pois é, mas não podemos ficar só nas intenções. É preciso que coloquemos os meios para que a nossa parceria gere muitos frutos. Por isso, além de divulgá-la, queremos convidar vocês para nos darem as mãos e juntos construirmos algo maior. Nosso primeiro objetivo é o de formar um grupo de pessoas que se sintam chamadas à missão de evangelizar através das ondas virtuais, para que se juntem a nós. A partir disso, pensaremos os meios e avançaremos.

Então, amigo e amiga, se você tem vocação para evangelizar nessa nova fronteira digital, ou mesmo que queira em princípio apenas conhecer mais sobre o que estamos sonhando, mande-nos uma mensagem! 

Venha viver essa realidade conosco. Que ela seja realmente para a maior glória de Deus!

Aceitem nosso abraço, com carinho”.

Fernando Cyrino
Comunidade Nossa Senhora da Luz CVX-Rio

Tony Piccolo
Amaivos – Contém Amor