Conselho Nacional reúne-se no Rio de Janeiro para planejar o ano de 2023

O Conselho Nacional da CVX Brasil (CEN + Coordenações Regionais) reuniu-se no Rio de Janeiro no final de semana de 10 a 12 de fevereiro para compartilhar práticas e desafios, debater questões comuns e planejar o ano de 2023. Além dos 12 participantes que compõem o Conselho (P. Miguel, Marlene, Ana, Helma e Rafael, da CEN; Gracinha, da CER-NE; Lula, da CER-BA; Ricardo, da CER-DF; Ruti, anfitriã, da CER-RJ; Irani, da CER-SP; Claudio, da CER-MG; e Patrícia, da CER-Sul), participaram da reunião, em momentos pontuais, o P. José Abel de Souza (Assistente Eclesiástico da CVX-RJ) e o P. Mieczyslaw Smyda, Provincial dos Jesuítas no Brasil, com quem o Conselho conversou na manhã de domingo sobre os desafios da Companhia de Jesus e sobre as convergências com a CVX na missão. O encontro realizado na sede da Cúria Provincial dos Jesuítas, no Botafogo, ainda teve a presença de diversos membros da CVX Rio de Janeiro, que celebraram a missa com o Conselho no início da noite de sábado e organizaram uma animada confraternização na sequência.

Entre os pontos discutidos, destaque para a Assembleia Mundial da CVX que será realizada este ano em Amiens, na França. A CVX Brasil será representada pelo P. Miguel, Helma e Ana, todos da CEN; e concorre à vice-presidência do ExCo, para o mandato de 2024-2028, através do aceite de Gina Torres, da CVX Rio, às indicações que recebeu. Desde já, valem nossas orações pelos quatro! Outros pontos bastante debatidos ao longo de todo o final de semana foram os compromissos CVX; a necessidade de uma melhor articulação da missão, especialmente as ofertas de espiritualidade que a CVX Brasil tem no modo online, nas diversas regionais; e os preparativos para o Encontro Nacional que acontece em Salvador, de 6 a 10 de setembro, e para a Assembleia Geral Nacional, no final de outubro. Sobre estes assuntos, as principais definições serão comunicadas num bate-papo online que será promovido pela CEN via zoom na quinta-feira pós-carnaval (23 de fevereiro). Agende-se!

Tanque cheio e muita gratidão

Considerando o final de semana tão agitado, com tanto por debater e muito por celebrar, é natural que todos os participantes tenham saído cansados de um encontro presencial como este, do Conselho Nacional. Os testemunhos, no entanto, foram muito animadores.

“Meu coração transborda de amor porque meu Deus é um Deus de amor”, afirmou Patrícia Castellano, vice-coordenadora da CER-Sul. “Sinto a graça de Deus transbordando em cada um de nós nessa missão que assumimos na CVX. Sinto que retornamos aos nossos lares com o tanque cheio para viver e comunicar tudo o que somos chamados a levar para nossas regionais enquanto liderança. Como esse tempo de encontro é importante! Que o Espírito Santo siga nos guiando, iluminando e fortalecendo para comunicarmos tudo isso e trabalharmos junto a nossas comunidades”.

Na mesma linha de Patrícia, o coordenador da CVX-DF, Ricardo Januzzi, externou sua “gratidão enorme por estar com cada um, conhecer a todos mais profundamente e participar da construção da beleza que é a CVX”. Gracinha, coordenadora da CVX Nordeste, também demonstrou estar muito satisfeita. “Esse final de semana nos apontou vários caminhos para que possamos discernir e trilhar o que mais nos aproxima da vontade de Deus. Que reunião rica, cheia de graças e de bênçãos! Muito obrigada pela presença de cada um, cada uma, e por todo valor agregado a mim nessa linda missão de servir na CVX”.

Confira abaixo algumas fotos: