Conselho Nacional da CVX Brasil se reúne em Belo Horizonte

 

 

 

No último fim de semana de fevereiro (23-25/02) a Coordenação Executiva Nacional (CEN) esteve reunida com o Conselho Nacional da Comunidade de Vida Cristã no Brasil (CVX), composto pelos (as) Coordenadores (as) Regionais, podendo ser representados por outro membro das CERs.

A reunião teve por objetivo central conversar sobre o planejamento das ações e frutos esperados para o triênio, considerando as deliberações oriundas da Assembleia Geral Nacional (AGN2023) (link), que elegeu nova coordenação executiva nacional e, entre outros assuntos, os postulados a serem priorizados pelas governanças CVX e pela comunidade nacional como um corpo.

Os temas de pauta foram: 1) Partilhas das/os coordenadoras/es regionais sobre seus serviços: esperanças e temores; 2) Planejamento da CEN; 3) Recomendações do Economato: composição de receita extraordinária; 4) Movimento Encantar a Política: postura da governança CVX em ano eleitoral (conversa inicial); 5) Presença da CEN junto aos organismos auxiliares; 6. Governanças regionais de 3 anos: providências das CERs; 7) “Comunidades Eméritas”: como estamos em relação ao assunto?; 8. Avaliação da Reunião e Envio em Missão.

A CEN apresentou as ações e frutos esperados de acordo com os eixos temáticos e seus objetivos gerais:

  • Juventudes: Conhecer as juventudes, considerando a complexidade e diversidade juvenil, com vistas a compartilhar a espiritualidade inaciana e o carisma CVX de forma mais encarnada
  • Formação e Vocação CVX: Despertar, revigorar e acompanhar a vocação de pessoas da CVX e de pessoas interessadas.
  • Prioridades Concretas para a Missão: Incentivar o discernimento pessoal e comunitário com vistas a desenvolver ações/missões promotoras de justiça social.

Dentre as principais recomendações do Conselho Nacional estão:

  • Ter atenção às oportunidades de formação sobre as juventudes e facilitar o acesso de pessoas da CVX a estes cursos.
  • Conhecer detalhes do serviço ofertado pelo Espaço Magis de Curitiba (obra gerida pela CVX Regional Sul)
  • Basear-se na organização e o material do Projeto Percurso de Acolhimento (CVX Regional Sul) a fim de expandir o modelo para outras regionais.
  • Avançar com o Curso de Formação de/para assessores espirituais
  • Criar grupo de trabalho (GT) de articulação para a missão a fim de realizar o evento anual de compartilhando práticas de missões – o que também pode motivar ideias de visitação e participação em atividades sociais desenvolvidas em outras Comunidades e Regionais.

As/os coordenadoras/es foram lembradas/os de que devem, na primeira oportunidade, decidir com suas comunidades sobre a passagem para composição de governos regionais trianuais, de modo que não coincidam com os anos de eleições para a Coordenação Executiva Nacional e Conselho Fiscal, em observância da decisão da AGN2023. Essa providência tende a evitar sobreposição de discernimentos (regional e nacional) e a gerar maior surgimento e rotatividade de lideranças em serviços de governo CVX.

Ainda, o Conselho Nacional alertou que devemos nos preparar para a diversidade etária na CVX e as Regionais são convidadas a refletir sobre ter um articulador para estar mais próximo das pessoas idosas. Com esses passos, aos poucos iremos entendendo como lidar com as particularidades dos grupos de pessoas que, por problemas de saúde, idade, locomoção, têm mais dificuldades de participar das demandas da Comunidade de Vida Cristã.

A pauta seguiu com leveza e a nova Coordenação Nacional foi bem acolhida pelo Conselho Nacional. Tivemos bons momentos de oração e partilhas, e a felicidade de celebrar a vida e o serviço dedicado à CVX com a Comunidade Regional de Minas Gerais, tão amorosa e alegre, tão cuidadosa desde a preparação até o encerramento desse momento presencial.

E sobre o que se espera da CEN, as respostas do Conselho Nacional estão sintetizadas nas palavras abaixo:

Posicionamento – Animação – Proposição – Sinodalidade – Convivência – Diálogo – Proximidade – Boa comunicação – Comunicação alinhada – Motivação – Presença – Orientação – Escuta sensível – Apoio – Orientação – Disponibilidade – Disposição para ajudar.

 

Estiveram presentes Lula (BA), Dalmo (DF), Gracinha (NE), Dorinha (MG), Rutineia (RJ), Irani (SP) e Guilherme (Sul) juntamente com Cláudio, Edson, Helma, Ana, Mariana e P. Miguel, integrantes da CEN (2024-2026).

Arquivos do Planejamento:

Conselho Nacional_23-25Fev.2024

 

Algumas imagens, vejam mais fotos no álbum: