Conselho Ampliado da CVX no Brasil se reúne pela segunda vez em 2022

Durante toda a manhã deste sábado, 2 de julho, a CEN e os coordenadores das instâncias regionais da CVX no Brasil estiveram reunidos para partilhar seus momentos, avaliar o trabalho feito ao longo do primeiro semestre e estabelecer novos direcionamentos para a comunidade nacional.

A reunião foi riquíssima, em grande parte pela estratégia da coordenação nacional de pedir aos coordenadores regionais que antecipassem suas partilhas por áudio, como uma primeira rodada das “três rondas”. Assim, durante a reunião, após a oração inicial conduzida pela tesoureira Ana Martins, todos puderam já partilhar suas ressonâncias e moções. Osmar Arouck, coordenador da regional DF, celebrou a nova maneira de nos correspondermos e comparou os áudios a “cartas de amor, numa ideia de testemunho não para dizer o que penso, mas para que saibas que não estás só”. Odilon Castro (MG) falou que os áudios contrapuseram um sentimento que ele tinha, de que vínhamos nos tornando uma comunidade anacrônica: “Temos uma vitalidade e uma chama que nunca deixou de queimar, ligadas à missão”, celebrou.

Por sugestão de Odilon, aliás, todos concordaram em compartilhar os áudios para que os membros da CVX no Brasil pudessem sentir a mesma graça e consolação. Clique para escutar o que cada um partilhou:

Gracinha (NE):

 

Rutineia (RJ):

 

Lula (BA):

 

Murilo (Sul):

 

Osmar (DF):

 

Claudio (SP):

 

Odilon (MG):

 

Compromissos e direcionamentos para a missão

Na sequência, após o rico momento de ressonâncias, o coordenador nacional Rafael Finatti apresentou uma memória das principais atividades realizadas no âmbito nacional ao longo do primeiro semestre, com destaque para o acompanhamento das 7 iniciativas prioritárias definidas na reunião presencial do Conselho Ampliado em São Paulo, em fevereiro; e para o acompanhamento dos “Objetivos e Frutos Esperados”. Chamou a atenção dos coordenadores regionais a questão dos compromissos: se queremos que os membros façam os compromissos temporários e permanentes, será preciso esclarecer pontos e orientá-los – preocupação que já foi até encaminhada na hora à Equipe Nacional de Formação.

Após um breve intervalo, o assunto foi a missão. Divididos em grupos, os 12 participantes da reunião discutiram três temáticas: fronteiras, sinodalidade e ano eleitoral. E em plenária, na sequência, validaram os seguintes encaminhamentos:

  • Foco na fronteira da globalização e pobreza: reforçar ações como escutas, voluntariados pontuais, captação de recursos, etc, já que irmos enquanto missionários é uma opção, mas cuidar de quem cuida também pode ser uma alternativa, no sentido de dar apoio espiritual aos que vão (que não necessariamente precisam ser da CVX). Todo o Evangelho converge para os pobres, não é marca política, enquanto que nas outras fronteiras existe um esforço de entendimento grande em relação a alguns temas (famílias e meio ambiente, principalmente). Rever a regra para a destinação de esmolas deveria ser um ponto para a CVX, além de trabalhar em cooperação (com a Pastoral do Povo de Rua, por exemplo). Ficou definido que não teremos mais “capital improdutivo”, isto é, dinheiro em conta apenas rendendo e sem um fim definido: ideia é destinar grande parte do que temos em investimentos para alternativas de forte impacto social, especialmente as mais ligadas ao combate à fome pela via do empreendedorismo social. CEN apresentará proposta de revisão orçamentária, estabelecendo as premissas desta destinação, enquanto regionais procurarão propor alternativas de destinação e alocação destes recursos.
  • Contribuição com as regionais do CNLB: ideia é que cada regional se aproxime das regionais correspondentes do CNLB, conforme seus contextos geográficos, e busque meios para incidir, conforme a forma que for mais viável (nomeação, como é no RJ; eleição, como em SP; ou representação de alguém da própria CER, ex.: vice ou secretário/a, como é na CEN, em que a Marlene nos representa e não temos um membro a mais para isso).
  • Para as eleições no mês de outubro, o foco da CVX deverá ser se posicionar na defesa do cuidado para com todos, no fortalecimento da cidadania e das políticas sociais e em favor da democracia/direito/justiça social, a partir de Jesus e do exemplo do Papa Francisco. Proposta é que a CVX se posicione de forma objetiva através de uma carta aberta e/ou de estratégias formativas como lives de análise de conjuntura, tendo como fontes o Evangelho, os textos do Papa Francisco, os posicionamentos da CNBB e do CNLB (vide Caderno Encantar a Política) e do Observatório Luis Mendes de Almeida (OLMA), da Companhia de Jesus, estabelecendo os princípios dos quais não podemos abrir mão enquanto comunidade profética.

Ao final, na avaliação, todos celebraram os frutos e deliberações realizadas. Murilo (Sul) e Marlene (secretária nacional) sintetizaram o encontro praticamente da mesma maneira: “Pudemos sentir e perceber a ação de Deus e, a partir disso, entender o que está ao nosso alcance para ser feito”.

Todo o material desta reunião do Conselho Ampliado pode ser acessado clicando aqui ou na imagem acima. Confira!

Abaixo, a live feita no dia 08 de julho e transmitida via Youtube: