Conselho Ampliado da CVX Brasil volta a se reunir presencialmente

Os coordenadores regionais e a CEN, que juntos formam o chamado “Conselho Ampliado” da CVX Brasil se reuniram presencialmente no Convento São Francisco de Assis, em São Paulo, no final de semana de 18 a 20 de fevereiro. O encontro marcou a volta à “presencialidade” do Conselho, coisa que não acontecia desde 2019 – e a primeira participação oficial do P. Miguel, novo assistente eclesiástico nacional. Na foto acima, da esquerda para a direita: Osmar (DF), Ana (tesoureira), Marlene (secretária), P. Miguel (assistente eclesiástico), Helma (vice-coordenadora), Lula (Bahia), Rutineia (RJ), Claudio (SP), Rafael (coordenador), Honorata (Nordeste), Murilo (Sul) e Odilon (Minas Gerais).

A pauta foi intensa: a partilha das estruturas de cada regional para a missão; o novo Catálogo Nacional; a validação de objetivos, frutos esperados e a priorização de ações para o biênio 2022-2023; a definição da estrutura mínima necessária para a CVX Brasil realizar tais ações; a apreciação do Plano de Comunicação e do Calendário Nacional para o biênio; e um olhar para com o que cada regional se compromete em relação às definições estabelecidas ao longo do final de semana.

“Assumo a responsabilidade de levar as decisões à CER-RJ e propor/buscar ações para as mudanças que se fizerem necessárias, além das parcerias para dinamizar as propostas e colocá-las em prática”, garantiu Rutinei, coordenadora da Regional Rio. Para Odilon, da CVX-MG, ao coordenador cabe “contribuir e exortar a comunidade regional a dar consecução ao planejamento apostólico”. Já Murilo, da regional Sul, prometeu também “buscar fazer com que esse Conselho Ampliado aconteça o ano todo, através de troca de experiências e vivências”. E Luiz (Lula), recém-empossado da regional Bahia, destacou a importância de manter vivo o Carisma CVX: “Assumo o compromisso de colaborar com a CEN, para com o plano de ação elaborado, e animar a regional quanto à importância da sua identidade de pertença a um corpo apostólico, promovendo uma relação de diálogo com as comunidades, despertando nelas o sentido da missão diante do que é proposto”.

Tudo isso, sem deixar de rezar, confraternizar e até se exercitar. Se na sexta à noite o momento foi de conversação espiritual, no sábado teve dinâmica de alongamento pós-almoço e uma noite com muita festa (mesmo sob os tetos rigorosos do Convento!), com Alan representando a comunidade regional São Paulo e a animação do violeiro Lula (ou seria Lulu?) Santos – além dos momentos de oração da manhã e da missa, preparados pelas regionais. Em resumo, só consolações!

“Foi um final de semana de muitas graças. Sinto que nós caminhamos bem juntos, nós cinco da CEN. Desde cedo. O resultado ficou posto no bom arranjo da pauta, nas discussões, nas avaliações finais”, considerou Helma, vice-coordenadora da CEN. Para Ana, tesoureira nacional e responsável pela organização logística do encontro, há mesmo que se celebrar tantas graças recebidas: “A busca do magis guiou o encontro. Creio que a leveza desses dias teve como parte forte a pauta objetiva, clara e dentro de tudo o que já se vive. Agora é só regar e esperar a semente crescer”.

Nos próximos dias, a CEN comunicará para todo o Brasil as decisões do Conselho Ampliado. Aguarde!