Confira a programação de celebrações online do Dia Mundial da CVX 2023

 

No dia 25 de março, festa da Anunciação, a CVX celebra todos os anos o seu dia. Como temos feito desde o início da pandemia, queremos nos unir como uma comunidade global e celebrar e orar juntos pela nossa comunidade mundial. Assim, divulgamos aqui dois convites para o próximo sábado (25):

  • O primeiro convite é do Conselho Executivo Mundial (ExCo) e acontecerá às 9h da manhã de sábado (horário de Brasília). O momento de oração foi preparado com carinho pelas comunidades nacionais na Ásia-Pacífico e tem como foco a Assembleia Geral de Amiens no próximo mês de agosto, a partir das inspirações e esperanças expressas no documento Projetos 179. A leitura meditativa da passagem da Anunciação nos abre para pensar como escutamos os convites de Deus em nosso cotidiano. Serão depoimentos de membros da CVX na Coréia, Filipinas e Taiwan sobre como cada um deles respondeu ao chamado de Deus – histórias que certamente nos encorajarão a refletir sobre nossas próprias experiências de espera e esperança ativas. Além de assistir aos depoimentos, a ideia é que a comunidade reunirá suas orações diante de Deus, pedindo esperança criativa no caminho para a Assembleia Geral: “Senhor, ajuda-nos a seguir em frente; mostre-nos o caminho!”. Para acompanhar, bastará acessar o YouTube da CVX-CLC no dia e hora agendados:

  • O segundo convite vem de mais perto, da equipe das Coordenações Executivas Nacionais da América Latina (CENAL) e acontecerá logo na sequência, às 12h (meio-dia, horário de Brasília) do mesmo sábado, via zoom: https://us06web.zoom.us/j/84437609303. Da mesma forma que no ano passado, cada comunidade nacional fará uma prece e apresentará durante a celebração. A ideia é também focar na Assembleia Mundial e no sentido de pertencimento de nossas comunidades nacionais, regionais e mundial, para que se fortaleça o Corpo Leigo Inaciano. “Nos alegra sentirnos una Comunidad Latinoamericana y Mundial que se encuentra para vivir y compartir desde el eje central de nuestra Fe”, afirmou Flor Alicia, da Coordenação da CENAL. Atualização: para quem não pôde assistir, clique neste link para ver a gravação

E a CVX Brasil? 

Ante tantos eventos, a CVX Brasil decidiu este ano fortalecer as programações regionais que já estão previstas. Ainda assim, Rafael Finatti, coordenador da CEN, explica que a ideia é, na medida do possível, as regionais incluírem as duas celebrações online – ou ao menos a latino-americana, que será “ao vivo” – nas suas programações presenciais. “Sabemos que os horários, especialmente o da celebração da CENAL, não são muito bons para os brasileiros; e que há retiros, reuniões ampliadas e outras programações já agendadas. Quem não for participar das ações presenciais, será mais do que bem-vindo nas celebrações online; por outro lado, entendemos que mesmo os que estiverem reunidos presencialmente podem tentar incluir na sua programação ao menos uma das celebrações internacionais e sentir o gostinho desta nossa comunidade mais ampla”, reforça.

Além disso, para quem quiser aproveitar esta semana para se preparar para o Dia Mundial da CVX e a temática focada na Assembleia de Amiens, a CEN recomenda rezar o texto que inspirou a oração inicial do encontro do Conselho Nacional, em fevereiro – e que rendeu bons frutos entre os coordenadores regionais. Clique aqui para acessar o material.