Comunidades celebram o Dia Mundial da Comunidade de Vida Cristã (CVX)

 

Em 25 de março, a Comunidade de Vida Cristã (CVX) celebra mundialmente seu dia de fundação. Contudo, a comunidade mundial acolheu o convite do Conselho Executivo Mundial (W-Exco) para, no sábado, 23 de março, unir-se em oração de modo remoto (veja World CVX-CLC Day). A oração foi preparada pelas comunidades nacionais da CVX na América Latina. Demos graças a Deus pela generosidade de todas as pessoas envolvidas que nos conduzem a essa experiência tão rica!

Além de participar do tempo de oração mundial, a comunidade da CVX no Brasil, espalhada em suas regionais, celebrou nosso Dia Mundial em diversos momentos presenciais durante o mês de março:

 

Regional Bahia, 10 de março:

A Regional Bahia celebrou antecipadamente o Dia Mundial da CVX, na oportunidade do Encontro de Formação e Assembleia Eletiva.  Portanto, a existência da nossa comunidade mundial foi celebrada tanto pelo “sim” que forma uma nova governança CVX na Bahia, como especialmente por um tempo de reflexão sobre Projetos 181, Fazer novas todas as coisas, conduzida por P. Davi Caixeta, Assistente Eclesiástico Regional.

 

 

 

Regional Rio de Janeiro, 15-17 de março:

 

 

 

 

 

Na Regional Rio, o convite foi para estarem unidos/as em retiro, no final de semana de 15 a 17, promovido pelo Núcleo Apostólico Inaciano e a condução do Pe. Laércio, sj. Assim, os/as participantes subiram a montanha onde se encontra a CARPA/RJ, para estar com o Senhor. Juntamente com outros/as inacianos/as, membros da CVX Rio tiveram a oportunidade de se reconectarem consigo, na certeza de que Deus habita em nosso interior. Com imenso carinho e delicadeza de detalhes: músicas, orações, dinâmica, textos, Lucernário e celebração da Reconciliação, experimentaram Deus se comunicando, através de Seu Santo Espírito. O fim de semana terminou com a Eucaristia. Nesse momento, outras pessoas da Comunidade Regional foram ao encontro das retirantes para, antecipadamente, festejar o dia Mundial CVX, agradecendo por tanto bem recebido.

 

Regional São Paulo, em 23 de março:

 

 

 

 

 

Neste sábado, 23 de março, a Comunidade da Regional São Paulo encontrou-se na Casa Santo Inácio, em Campinas-SP, para reunião regional e comemoração do Dia Mundial da CVX. “Com alegria e gratidão rezamos pelas nossas comunidades locais, regionais, nacionais e Mundial. Pedimos ao Pai misericórdia pelos nossos irmãos e irmãs que sofrem diante das difíceis situações da vida. Tivemos a nossa Celebração Eucarística dando graças pela aliança de amor, de alegria, que Deus tem por cada um de nós. E no final cantamos os parabéns e comemos um delicioso bolo!”, conta-nos Irani Emílio, a coordenadora regional.

 

Regional Minas Gerais, em 23 de março:

 

 

A regional Minas buscou inspiração em Maria, no intuito de intensificar o seu e o nosso “sim”. Renovaram a certeza que estarem no caminho certo quando se sentem Comunidade de Vida Cristã. E claro, após as partilhas e a Celebração Eucarística, nesse encontro não poderia faltar uma boa comida mineira para fechar com “chave de ouro”! Com entusiasmo, a comunidade regional preparou um encontro com oração, reflexão, dinâmicas (para fortalecer a interação comunitária) e músicas para ouvir e sentir. “Foi um momento de entrega e de várias partilhas lindas que renovam o nosso “sim” à Comunidade de Vida Cristã, a exemplo de nossa Mãe Maria que disse “sim” para ser fundamental na vida e vinda de Jesus, que é nosso exemplo, nossa referência e por Ele estamos aqui, em missão e a serviço! Gratidão define esse momento”, relato de Viviane, membro da CVX São Francisco Xavier e Secretária Regional.

Sou CVX, sou CVX, Comunidade de Vida e Amor. Sou CVX, sou CVX, caminhando com Jesus sempre eu vou“.

 

Regional Nordeste, 24 de março:

 

Em Fortaleza-CE, membros das Comunidades Fé e Vida e Nossa Senhora da Estrada também se reúnem em ação de graças por nosso Dia Mundial!

 

 

 

Regional Sul, 24 de março:

 

 

 

 

 

No Sul, a Coordenação Executiva Regional (CER) programou um Encontro de Coordenadores/as de Comunidades (22-24/03), e teve a presença do coordenador nacional, Cláudio Cassimiro. O Encontro da CERS Ampliada contemplava vigília, partilhas sobre a vocação CVX (do mundial ao local), partilhas da vida comunitária, atualizações das missões/postulados regionais, reforço do DEAA com vista a aprofundar os caminhos da esperança. A Celebração do Dia Mundial da CVX se estendia ao longo dos dias, mas teve seu cume com a Celebração Eucarística no Domingo de Ramos, com a presença de membros das comunidades de Curitiba. Neste momento, o Grupo A Caminho envia vídeo para toda a Comunidade Regional anunciando seu desejo de se tornar a Pré-CVX A Caminho. Deus seja louvado! Mais tarde, outras comunidades do Sul também se encontravam em missa dominical para celebrar nosso Dia Mundial, em Florianópolis.

 

Regional Distrito Federal, 24 de março:

 

 

 

 

 

 

A Comunidade Regional do Distrito Federal esteve em celebração ao modo Séder de Pessach! Trata-se de um jantar cerimonial judaico que recorda a história do êxodo e libertação do povo de Israel. Entende-se que a última ceia de Jesus foi um Séder: refeição sacrificial pascal. Assim, com o ritual recorda-se e revive-se a festa da liberdade em Cristo e por Cristo. É uma experiência que envolve todos os sentidos do corpo humano, favorecendo uma abertura à presença de Deus.

O evento foi realizado em parceria com o Centro Cultural de Brasília (CCB) e contou com convidados de diversos grupos e paróquias do DF, consistindo numa vivência de fé que aprofunda as relações familiares, comunitárias e litúrgicas, sempre para a construção do Reino de Deus e com incentivo ao diálogo inter-religioso e à construção de pontes culturais. A partir da semente do que foi experimentado no momento da celebração, a CVX-DF guarda a esperança de que os participantes se sintam inspirados a multiplicar a experiência em suas próprias paróquias e comunidades.

Agrademos especialmente a Daniela Pinho e Mariana Tomás (CVX Santo Alberto Hurtado), bem como Dalmo Coelho (CVX São José), pela organização.

 

E sereis minhas testemunhas … até os confins do mundo… (Atos 1:8)

Que sigamos caminhando como uma comunidade leiga, inaciana e apostólica para a maior glória de Deus. 🕊️ 🙏🏻🌎