Ciclo de Eventos ao Vivo: Religiões e Ecologia

Cosmovisão, Valores e Tarefas: como as religiões compreendem a Criação do Universo, onde estão nossos Valores e Nossas Tarefas

 Beleza, sentido, reconhecimento, esperança, mistério. Nestas cinco percepções o olhar da religião se cruza com o olhar da ecologia, quando ambos se voltam ao fenômeno da vida e à evidencia de um universo em movimento. O olhar atento nos caracteriza como hermeneutas, originando um saber não focado apenas na “empíria”, mas aberto à dimensão simbólica da existência e às projeções de futuro.

Por conta dessas questões fundamentais, religiões e ecologia se tocam em alguns pontos de seu percurso ético e epistemológico:

  • reconhecimento da Terra como casa comum das espécies;
  • visão de humanidade inserida no dinamismo cósmico natural;
  • senso do limite e cuidado da biodiversidade;
  • afirmação dos recursos da natureza como bens universais.
  • necessidade e possibilidade do desenvolvimento sustentável;
  • elaboração de uma ética ecológica;
  • importância da educação ambiental.

Para refletirmos sobre os pontos acima, algumas organizações: Comunidade de Vida Cristã – CVX, Movimento Católico Global Pelo Clima, Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, Centro Ecumênico – CEBI, Centro de Promoção de Agentes de Transformação – CEPAT e a Inciativa das Religiões Unidas – URI, estarão promovendo uma série evento inter-religioso que reúne as cinco grandes religiões do mundo: Budismo, Cristianismo, Islamismo, Judaísmo e Matrizes Africanas.  As reflexões propostas no ciclo estão pautadas nos ensinamentos do Livro Religiões e Ecologia do Padre Marcial Maçaneiro.

Início do Ciclo: Todas as Quartas-feiras, de 02 até 30 de setembro de 2020

A cada dia o evento conta com a presença de um representante das 5 grandes religiões e representantes das entidades promotoras.

02/09 – Judaísmo
09/09 – Budismo
16/09 – Matriz Africana
23/09 – Cristianismo
30/09 – Islamismo

Encerramento: Sábado – 03 outubro – Ato Inter-religioso

Será realizado em conjunto com o retiro inaciano – EVC da Casa Comum, pela plataforma ZOOM

Convidados especiais: Pe. Adroaldo Palaoro sj e Pe. Macial Maçaneiro,

Estarão presentes também os representantes das entidades promotoras e das 5 religiões que participam das discussões durante o ciclo.

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Cta_Widget”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Image_Widget”][/siteorigin_widget]