Chamados à alegria do Evangelho: manhã de oração celebra Santo Alberto Hurtado

No domingo, 18 de agosto, em Brasília, a CVX Santo Alberto Hurtado realizou uma manhã de espiritualidade inspirada nos escritos e no espírito de Alberto Hurtado.

A memória litúrgica de Santo Alberto Hurtado, em Brasília, é sempre marcada por uma celebração que favoreça o contato com a mensagem sempre desafiadora e atual do fundador do Hogar de Cristo. Conhecer Alberto Hurtado é tomar contato com uma santidade que, segundo o Papa Francisco

«… é um claro testemunho de como a inteligência, a excelência acadêmica e o profissionalismo na atividade, harmonizados com a fé, a justiça e a caridade, longe de se debilitar, adquirem uma força que é profecia, capaz de abrir horizontes e iluminar o caminho, especialmente para as pessoas descartadas da sociedade, sobretudo nos dias de hoje em que está em voga esta cultura do descarte. »

 

Esta convivência proporcionou à comunidade que frequenta o Centro Cultural de Brasília (CCB), dos jesuítas, uma experiência de que a alegria está ao alcance dos dedos. Como exortava Padre Hurtado, um santo triste é uma contradição.

Iniciou-se com uma preparação com exercícios bioenergéticos, por meio de respirações e suaves movimentos de tai chi chuan, propôs-se uma pausa para oração individual de um dos cinco pontos, um para cada dedo da mão, propulsores da alegria interior:

  1. cultivar a gratidão;
  2. cultivar o otimismo;
  3. investir nas relações pessoais e na vida interior;
  4. encontrar o sentido da sua vida; e
  5. viver intensamente o momento presente.

Para cada ponto, fora selecionado um texto do santo chileno para inspirar a oração.

Com participação de aproximadamente 30 pessoas, a manhã de oração também teve como intenção as vocações jesuítas, em especial, os atuais candidatos para o ingresso na Companhia de Jesus, e o Encontro Nacional da CVX, que ocorrerá em outubro próximo.

A novidade este ano foi o desenvolvimento de app, no qual foram incluídos os dos cinco pontos propostos para a oração pessoal: https://app.vc/manha_de_oracao

 

Um dos participantes compôs uma poesia que nos permite saborear um pouco dos frutos colhidos nesse pequeno momento de imersão:

MERGULHAR É PRECISO
Luciano Villalba Neto

Mergulhar-se é nadar na própria alma
Mergulhar-se é viajar pelo corpo, um presente
Inspiração para o desembrulhar
Que não tem pressa para nascer

Mergulhar-se é ir fundo, visitar a escuridão
Do íntimo e tímido oceano existente no ser
E deixar-se às correntes que navegam suaves
Para outros mares, outros lares, outras almas