CEN faz reunião de planejamento em Brasília, encontra-se com a comunidade local, visita migrantes e refugiados e assina termo aditivo da parceria com o SJMR

 

O fim de semana estendido pela ponte com o feriado da República foi de intenso trabalho para a Coordenação Executiva Nacional da CVX Brasil. Reunidos presencialmente em Brasília de 12 a 14 de novembro (apenas Marlene não foi, por ter pego COVID, mas participou virtualmente de praticamente todas as reuniões), eles avaliaram o ano de 2022, planejaram os próximos 13 meses e discutiram diversos assuntos estruturantes para a CVX – temas como Comunidades Virtuais, Assistentes Eclesiásticos, Compromissos etc. Na bagagem, diversos encaminhamentos práticos, mas também uma série de reflexões importantes que irão direcionar os trabalhos da equipe em 2023; e ainda, a oportunidade de ser presença e interagir com a comunidade regional DF e com os trabalhos do projeto em parceria com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados.

“Foram dias de graças estar com cada um e perceber que embora sejamos tão diferentes temos tanto em comum. Que Santo Inácio continue nos inspirando e ajudando a CVX a ser mais iluminada e iluminadora”, afirmou a tesoureira Ana Conceição. Padre Miguel, que assumiu naquele final de semana as primeiras missas como novo diretor do Centro Cultural de Brasília, fez coro: “Estou vivendo um novo momento de minha missão e este encontro me ajudou a aprender muito sobre a CVX, saio bastante contente e satisfeito com os nossos trabalhos”, disse ele.

Após um final de semana inteiro de reuniões, que só terminaram na segunda-feira pela manhã, o restante do dia na segunda-feira foi dedicado às conexões com a regional DF. À tarde, a CEN assinou a extensão do convênio com o SJMR, garantindo recursos e plano de trabalho para até o final de 2023; e visitou, na companhia do P. Agnaldo e do casal Wellington e Elisiê (CVX Dom Luciano) uma das venezuelanas beneficiadas pelo projeto, a Benilde – que começa a se fortalecer com seu empreendimento ligado à confeitaria e a produtos gastronômicos típicos da Venezuela. Em sua casa, ela contou detalhes de sua história de vida, das dificuldades que tem enfrentado e dos projetos de futuro: fortalecer seu negócio, comprar uma casa e permanecer no Brasil, especialmente para garantir o tratamento de seu filho. Ela também comentou sobre pontos de melhoria para o projeto: “Vocês precisam selecionar pessoas que já tenham algo minimamente iniciado, porque quem ainda não tem ou terá mais dificuldades ou não possui o perfil de empreendedor que é necessário para se manter perseverante com tantas dificuldades”.

Além da visita a ela, P. Agnaldo levou a equipe para conhecer o trabalho da Cáritas, junto aos indígenas waraos da Venezuela – momento não só para conhecer a cultura, como também o artesanato da comunidade. No final do dia, de volta ao CCB, uma confraternização seguida de conversação espiritual com membros da comunidade regional DF serviu para aquecer o coração de todos, na certeza de que estamos no caminho certo de nossa missão e vida comunitária. “Agradecemos à Regional DF pela acolhida nestes dias e pelo trabalho que vem realizando. O projeto com o SJMR significa muito, é o maior projeto da história da CVX Brasil e tem tudo para seguir crescendo e inspirando outras ações na região de Brasília e em todo o país. As possibilidades são enormes, mas não podemos esquecer que podemos e devemos ser simples, sem deixar de sonhar alto!”, afirmou o coordenador Rafael Finatti.

Confira abaixo mais algumas fotos destes dias e visitas: