Celebração de Natal marca o fim do mandato da CEN 2021-2023

“A felicidade está no caminho, aproveite todo os momentos que você tem. Ainda mais se tiver alegrias para compartilhar com alguém, o tempo não espera ninguém (…) Não espere para dizer que ama, não espere para se apaixonar. Não espera para matar saudades (…) Abrace a vida no peito, siga em frente e nunca pare de sonhar. A felicidade está no caminho…”. Com esta música, o coordenador nacional da CVX, Rafael Finatti, abriu o último encontro online da CVX no Brasil em 2023 – e de quebra, a última reunião da atual CEN neste mandato iniciado em outubro de 2021. O vídeo apresentado por ele com esta música trazia imagens das 216 postagens feitas no site da CVX durante o tempo de governo da atual Coordenação Executiva Nacional. “A comunicação foi assunto muito caro pra gente e tudo isso que fizemos aconteceu graças a toda a CVX, no país inteiro”, disse Finatti, emocionado. “É interessante porque assistindo o vídeo a gente foca em uma notícia ou outra – e foi assim durante este tempo: cada um focada em algo, fazendo com que a nossa comunidade se unisse em torno de uma missão comum”, complementou.

Coube à tesoureira Ana da Conceição dar continuidade à celebração, com a leitura do Salmo 32 (33): “Ó justos, alegrai-vos no Senhor! / Cantai para o Senhor um canto novo!”. Marlene, secretária da CEN, na sequência proclamou maravilhosamente o Evangelho do dia, que também fala de uma felicidade encontrada no caminho: “Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. (Lc 1, 39-45).

Depois disso, Padre Miguel comentou o Evangelho, reforçando esse caminhar de esperança que a CVX viveu em 2023. “Precisamos nos deixar surpreender por Deus, foi muita coisa que a gente vivenciou neste tempo. O texto que a gente acabou de ler narra esta dinâmica de abertura ao mistério, de dispor os nossos corações para contemplar, com uma simplicidade desconcertante. E o Natal é esse caminho e encontro… dos desejos de Deus, com os desejos da humanidade. A felicidade está no caminho e Maria, tocada pela palavra, se coloca a caminho para servir”, afirmou Miguel.

Antes do momento de partilhas em grupo e de plenária, Helma conduziu a leitura das preces preparadas pelas coordenações regionais, que tanto caminharam junto com a CEN. E o encontro terminou com a benção do Padre Miguel e com todos muito consolados pelas partilhas de cada um, em torno de temas muito próprios deste tempo de advento: feliz espera, caminho, presença, cuidado, encontro, serviço, ser para a missão… e acolhida. Veja abaixo uma das fotos – e a íntegra da gravação.

Feliz Natal e um abençoado ano de 2024!