Celebração de 40 anos da CVX na Regional Minas Gerais

No dia 07 de agosto de 2021, celebramos, juntos com os membros da Regional Minas Gerais, 40 anos da presença da CVX nesta regional. A celebração contou com a presença de membros de outras regionais, bem como de Jesuítas companheiros e testemunho de nossa caminhada.

Na celebração tivemos a celebração de novos compromissos permanentes dos membros: Deralda Souza, Viviane Rodrigues, Cláudio Cendon e Maurício Generoso. Também realizamos da renovação dos compromissos dos presentes. Momento de muita emoção quando os membros puderam com suas próprias palavras diante Cristo, da sua Igreja e da CVX no Brasil tornar público seu compromisso com o carisma e vocação CVX como modo próprio e seu de seguir a Cristo e colaborar na sua missão.

Como exemplo dos compromissos proferidos, transcrevemos o texto de Maurício Generoso de Oliveira.

Ó Deus,
Nossa relação começa no final do mês de novembro, 1970 anos depois da passagem de seu Filho Jesus entre nós. Foi quando vi a luz pela primeira vez e passei a ser conhecido por ti e pelos outros como Maurício. Dias depois já nos encontramos em sua casa, naquela ocasião conheci a água da vida, que causou um certo aborrecimento na hora, mas estavam todos tão felizes naquele dia que o choro passou rápido. Assim fui crescendo, ficando forte e cheio de tua sabedoria. Tua graça sempre esteve comigo.
Então fui convidado a frequentar tua casa com mais frequência: ei ia no sábado para aprender sobre a vida de seu Filho Jesus, e voltava no domingo para aquele encontro festivo em que eu tinha o privilégio de sentar perto do altar na escada junto com meus irmãozinhos. Eu adorava as músicas da missa das crianças, tão fáceis de cantar e compreender. Elas já então mostravam que ter fé é algo simples, a gente é que cresce e complica.

A partir desses encontros nossa relação foi amadurecendo assim como eu. Desenvolvi uma grande amizade com seu Filho Jesus, a ponto de passar a andar com ele em oração e participar das suas obras. Para chegar até a CVX foi um passo, pois meus irmãos de comunidade são pessoas de discernimento, que com suas boas práticas ensinaram-me a estar conectado afetivamente e efetivamente com seu Filho Jesus. Na CVX aprendi a tê-lo como referência, e com Ele iluminando nossos encontros, aprendi que tenho 3 tipos de pensamentos: os que vem de Ti, os que não vem de Ti e os meus mesmos. Fazer o discernimento entre eles passou a ser essencial na minha vida. Na comunidade CVX encontrei meu Carisma como vocação, então chegamos a nossa conversa de hoje.

Eu, Maurício Generoso de Oliveira, desejando seguir a Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Seu Reino, tendo encontrado na Comunidade de Vida Cristã a minha vocação particular dentro da Igreja, aceitando os seus Princípios Gerais e contando inteiramente com o vosso amor e graça, comprometo-me a procurar e realizar, com generosa e humilde fidelidade, a Vossa vontade. Tendo a Virgem Maria, mãe da Igreja e minha mãe, como modelo de vida, comprometo-me a:

  •  assumir um estilo de vida simples no seguimento de Jesus pobre e humilde;
  • fazer da Eucaristia, da oração pessoal, dos Exercícios Espirituais e do discernimento os meios privilegiados para “buscar e
  • encontrar Deus em todas as coisas e todas as coisas n’Ele”;
  • esforçar-me por anunciar a fé e promover a justiça, através das minhas atitudes, palavras e ações, unindo-me, deste modo, à
  • missão apostólica de Jesus, sentindo com a Igreja e “atento aos sinais dos tempos”.
  • eleger definitivamente a CVX como lugar de intermediação apostólica, onde procurarei, duma forma primordial, discernir,
  • receber o envio, encontrar apoio e avaliar a minha missão.

Faço, assim, o meu Compromisso Permanente com a Comunidade de Vida Cristã, através da minha comunidade local e nacional, procurando contribuir, em tudo e sempre, para a maior glória de Deus, colaborando, dentro das minhas possibilidades, em todas as suas atividades. Na certeza da Vossa bondade e amor, peço a Jesus e a Maria, sua mãe, que me alcancem a graça da fidelidade ao compromisso que acabo de assumir.

Belo Horizonte, 07 de agosto de 2021.