Assembleia Regional Sul define governança e postulados para o biênio 2020-2021

Na sexta-feira, a tenda foi armada. No sábado, ela abrigou o laicato, a contribuição da CVX para a Igreja, a CVX Brasil, a Missão Comum… e todas as comunidades e pré-comunidades (e postulantes a pré-comunidades!) da CVX Regional Sul. Falaram Beto, Celso, Alexandre, Ir. Sidney… e depois a tenda ainda acolheu belos testemunhos – do Mauro, sobre o trabalho pastoral com pessoas LGBT; do Finha e do Paulinho, a respeito da Espiritualidade; da Krícia e da Anna Thaís, sobre as dificuldades e a importância do trabalho com as Famílias; e a fala profética do jovem Vinicius Riechi, quanto às potencialidades das Juventudes. Finalizamos a manhã inspirados pelo percurso de acolhida e motivados em dar mais e para mais pessoas o testemunho da graça que é nosso estilo de vida.

O sábado à tarde foi de consolidação de uma metodologia consagrada pelos jesuítas, e que a Assembleia Regional Sul utilizou pela segunda vez: a definição de postulados para nortear a vida comunitária, a missão, e para reforçar a fonte da espiritualidade. Tudo isso em clima e ritmo de discernimento comunitário, no modelo ESDAC, tal como em Buenos Aires, no ano passado. O dia não poderia terminar melhor: a tenda foi palco de uma oficina de justiça socioambiental, sobre desodorantes caseiros/naturais, com a Ana Lú; e o palco virou cozinha (ou teria sido o contrário?) para praticar o improviso e o “ser criança”, com nosso aprendiz de standuper Edu. O vinho do Dante foi a desculpa para a composição de uma música, que resumiu o dia, ao ritmo de Lupicínio.

Veio o domingo. Que começou com a missa, a prece pela família do Alexandre e o envio do P. Guido e da nova CERS e Conselho Fiscal. Aclamados Krícia, Lili, Finatti e Murilo, junto com o assistente eclesiástico Ir. Sidney, e com a suplência de Paty e Hamilton; eleitos Jonto, Jorge e Maria Elena, no CFR. E o agradecimento à Anna Thaís, por tudo o que fez (tem feito) nos dois anos de vice-coordenação. Durante a manhã de Sol, conhecemos mais sobre a organização do nosso arquivo e biblioteca; e sobre as organizações que pleiteiam a verba do Fundo Social. Também conversamos longamente – estabelecendo diretrizes e validando a Sede – sobre corresponsabilidade financeira; e enaltecemos nossa capacidade de realização de tantas atividades, salvo alguns ajustes na comunicação.

Terminamos desejando que gaúchos, catarinenses, guapiaçuenses e curitibanos voltassem bem para suas casas e famílias. Enviamos Celso em seu serviço no CENAL. Lembramos que devemos aprofundar, compartilhar e sair, inspirados pela Assembleia Mundial. E que a CVX siga sendo profética, missionária, comunidade de leigos implicados, comprometidos e identificados com a espiritualidade inaciana, nosso tesouro.

Fotos não faltaram, inclusive com os crescentes BBX. Confira em nossa fanpage. Foi demais.

E a tenda foi desarmada… Com o compromisso de seguir armando-a em nossos corações, lares e missões.

Que venha a Assembleia 2021!