Assembleia Regional Sul elege Coordenação Executiva Regional para o biênio 2024-2025

Entre os dias 22 e 24 de setembro/2023 aconteceu a Assembleia Geral Regional Sul, em Curitiba, na sede da CVX (anexa ao colégio Medianeira).

Na sexta-feira, 22/09, tivemos a acolhida da Regional com um delicioso café comunitário, aprovação do relatório de atividades e prestação de contas para o biênio 2022/2023 e os testemunhos do povo: o Coordenador Nacional da CVX, Rafael Finatti, falou da Assembleia Mundial e da Assembleia do CNLB; Mauro contou como foi o Encontro Nacional; Vinicius trouxe outras perspectivas da experiência Magis/JMJ que teve em Portugal; Célia falou sobre o Magis VI; e o P. Agnaldo apresentou um pouco das iniciativas pastorais do Colégio Medianeira – algumas em parceria com a CVX.

No sábado, o dia foi mais intenso, começamos com a oração inicial e na sequência a apresentação do Fundo Social, mostrando a destinação dos recursos financeiros que foram disponibilizados ao Projeto TLC Escolar, em Curitiba. Passamos pelas partilhas dos Secretariados e Secretaria de Formação e revisitamos o conceito de obra Regional Sul. Além disso, contamos com a participação, mais que especial, do provincial dos Jesuítas no Brasil, Padre Smyda, que falou sobre as prioridades na missão da Companhia de Jesus e reforçou a importância da parceria entre os Jesuítas e a CVX. Trabalhamos em grupos o processo dos Postulados, propostas para melhor atingir a missão, para, na sequência, eleger quais dentre as 10 propostas seriam eleitas para o próximo biênio. Para fechar o dia, participamos de um belíssimo Lucernário e como ninguém é de ferro celebramos nosso final de dia com uma confraternização para lá de animada.

Finalmente, no domingo, aprovamos o Calendário Regional e o Orçamento 24/25, em seguida aclamamos a Nova CERS (Coordenação Executiva Regional Sul):
– Guilherme (Sissi) da Comunidade Francisco;
– Mauro, Comunidade N. Sra. da Estrada;
– Fábio, Comunidade Nova Aliança; e
– Tatiana, comunidade N. Sra. da Luz dos Pinhais.
Na suplência temos Hamilton Comunidade N. Sra. da Estrada e Nilton (Tuca), comunidade N.Sra. Medianeira – além de contarmos com a colaboração do Ir. Sidney como assistente eclesiástico da CVX Regional Sul.

Para Sissi, integrante da nova CERS, a Assembleia Regional é um tempo privilegiado de vivência comunitária, construção da missão regional e intensidade na vocação CVX. “Para isso tudo é preciso termos governança, nesse sentido a eleição da CERS é uma oportunidade de serviço aos demais. Seguimos nos caminhos da esperança unidos como uma só comunidade”, disse ele.

Murilo, atual coordenador da Regional Sul, comenta que a Assembleia Geral da Regional Sul foi um momento intenso de vida em comunidade e oração. “Além de votarmos sobre nossos postulados para o próximo biênio, foi um momento muito consolador de estar junto enquanto comunidade. Foi muito bom ter 10 comunidades e prés representadas em algum momento da assembleia. No domingo tivemos a eleição da nova CERS. Apesar da disponibilidade de 4 participantes da CVX em assumir a Coordenação, precisamos olhar com mais carinho para a governança, para termos mais pessoas dispostas e realmente fazermos uma eleição, com discernimento através da oração e conversação espiritual. Mas entendemos também que essa disponibilidade é uma escolha do Espírito Santo”.

Na sequência, Ir. Sidney falou sobre a Nova Estrutura da CVX e finalizamos a assembleia com a Missa de Envio no Colégio Medianeira. Foram 3 dias, presenciais, de muita alegria e trabalho. Demos Graças a Deus pelo Sim da nova CERS, pelos frutos colhidos e os que ainda virão. Viva a CVX!

Confira neste link as fotos da Assembleia: https://drive.google.com/drive/folders/1yTxTI_muEfQT6fRqSP0RsVYyBdFzIbC6?usp=drive_link.