Assembleia CVX Latinoamericana 2019

A Assembleia da CVX Latinoamericana 2019 aconteceu em CUBA, entre os dias 22 a 27 de agosto. Alexandre Tenório e Padre Emmanuel, SJ representaram a CVX Brasil. A Assembleia se deu na cidade Cienfuegos, sede da CVX local.

Assembleia se deu forma muito acolhedora e de vivência da CVX e da Igreja local. A dinâmica da Assembleia seguiu a metodologia da Assembleia Mundial de Três Momentos de Oração e Partilha. Durante os dias tratou-se sobre as moções dos sinais do tempo e do papel dos membros CVX e das comunidades nacionais.

Por fim, estabeleceram-se proposições para a CVX Latinoamericana, que podem ser consideradas a Missão Comum da CVX da América Latina e Caribe na atualidade:

I. Recuperar o valor da Política como construção do bem comum.
II. Promover o desenvolvimento integral e sustentável dos nossos povos e países.
III. Acolher e acompanhar a nossos irmãos migrantes
IV. Avançar no desenvolvimento de uma dignidade comum para todas as pessoas na sociedade e na Igreja.
V. Fortalecer as comunidades CVX nacionais e a cooperação entre elas.

A final foi eleita o novo CENAL – Conselho Executivo das Comunidades Nacionais da América Latina – cuja função principal será a articulação e animação das comunidades com um mandato de cinco anos.  Foram eleitos Flor Alicia, Colômbia, Daniel Herreras, Cuba e Antonio Celso Schiavo, nosso atual vice coordenador da CVX do Brasil.

Alexandre nos oferta um relato detalhado da Assembleia Latinoamericana 2019. Clique neste link  para baixar, ler e rezar.