Abrace o mundo de uma maneira inaciana

Esse título é a tradução do nome dado ao encontro mundial de jovens da CVX, “Embrace the World in an Ignatian Way”. Ele aconteceria em Loyola (Espanha), mas, infelizmente, devido à pandemia do coronavírus, será realizado totalmente online, nos dias 29, 30 e 31 de julho. Mesmo assim, os participantes terão a oportunidade de conhecer virtualmente alguns dos lugares onde Inácio esteve e aprofundar a compreensão da nossa espiritualidade, através de palestras, trabalhos em grupo, momentos de silêncio, celebração e Eucaristia.

No último sábado (17/07), como forma de preparação para o encontro mundial, realizou-se um encontro latino-americano de jovens da CVX, um espaço para nos conhecermos, fortalecer laços e enviar uns aos outros. Durante o encontro, fizemos uma breve apresentação respondendo o que a CVX representa para cada um de nós. Aproveitando o calor desse momento com os nossos ‘hermanos’, estendo minha apresentação à nossa comunidade nacional com a intenção de contar também com o seu envio.

Me chamo Vinicius, tenho 27 anos e sou da Pré Comunidade Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, de Curitiba (PR). Como muitos em Curitiba, sou ex-aluno do colégio jesuíta Nossa Senhora Medianeira, onde iniciei minha caminhada com a espiritualidade inaciana. Na CVX há 10 anos, tenho a graça de contar com o discernimento inaciano e a vida comunitária nas tomadas de decisão importantes durante esse período, além é claro de traduzir isso em minha vida apostólica. Por isso, para mim a CVX é o estilo de vida que oferece a oportunidade de ser uma pessoa melhor, mais consciente de minha realidade, mais próximo de Jesus e cuidadoso com os outros e com a Casa Comum.

Durante o encontro latino-americano também fomos provocados a refletir sobre como transmitimos esperança e, para encerrar essa minha breve mensagem com a certeza de que nossa CVX e o mundo precisam da criatividade, entusiasmo e paixão dos jovens como construtores deste presente, deixo aqui a frase de ressonância composta pelos representantes que irão para o encontro mundial. Conto com as orações e envio de todos. Obrigado.

Somos empáticos ante las injusticias, actuamos comunitariamente desde nuestras pasiones, desde lo que nos apasiona, para que otras personas desde nuestro ejemplo también actúen. Transmitimos esperanza por medio del acompañamiento y desde nuestro actuar cotidiano. La CVX es el llamado de Dios a romper las fronteras.”

Acompanhe as notícias sobre o Encontro Mundial de Jovens nas redes sociais:

https://twitter.com/MisionJovenCVXE

https://www.instagram.com/fejovencvx/

https://www.facebook.com/fejovencvx

Sugestão de música: Alex Cuba – Por Donde Vas (https://www.youtube.com/watch?v=7MZPAlzRrG0)