A Páscoa de Juvanilia, a “bispa” da CVX Nordeste

 

“Nascida numa bela manhã de abril, Maria Juvanilia Amorim Studart Gurgel é natural de Nova Russas, no Ceará, numa família grande, com 24 irmãos. Foi moça para a capital, Fortaleza, para completar os estudos: secundário e gradução. E conheceu aquele que foi seu companheiro de vida, Jarbas Studart. O casal teve quatro filhos, três meninos – Guilherme, Gustavo e Eduardo – e uma menina, Viviane. Foram felizes por lindos 53 anos de convivência, até que em 2015 Jarbas partiu para a casa do Pai. Aqui ficou Juvanilia, cuidando da CVX FÉ E VIDA que iniciou seus passos, oficialmente, em 24/05/1997. A CVX era composta de leigos e leigas de Espiritualidade Inaciana e Juvanilia e Jarbas sempre foram apaixonados por tal vocação, que abraçaram há mais de 25 anos e que, em seus gestos e vida, concretizou uma caminhada de generosidade e partilha, atraindo tantos quantos compreendessem o mistério desta jornada iniciada por Santo Inácio de Loyola.

Sempre com o coração aberto, Juvanilia, apesar de sérios problemas de saúde que enfrentou desde seus 60 anos, nunca desanimou. Ao contrário, era entusiasmada com a missão da CVX e animava a todos e todas com muita alegria e disposição. Já estava tudo certo para a sua participação no Encontro Nacional em Salvador-BA, este ano, quando foi internada para procedimento cardíaco e teve de cancelar sua ida. Tudo bem. Não desanimou mesmo assim. Sabia que a Trindade Santa tinha outros planos pra si, e como seu amado Jarbas, praticou com delicadeza a “indiferença “inaciana, aceitando os desígnios a ela evidenciados. Partiu ontem, 07/10/2023 para a Casa do Pai. Antes, deixou-nos inúmeras lições, entre tantas, a de sermos fiéis à nossa vocação CVX e de sermos sempre generosos e generosas nesta jornada. Gratidão, querida amiga. Descanse em paz”.

O emocionante texto acima foi escrito por Vera, também da CVX Fé e Vida, de Juvanilia. Mas ao longo do dia, por whatsapp, não faltaram menções lamentando a sua partida. A primeira veio de Gracinha, coordenadora da CVX Nordeste:

Boa noite comunidade nacional. É com muita tristeza que informo o falecimento da nossa amada e eterna Juvanília. Momento de muita tristeza para a CVX Fé e Vida e para todos nós do Regional Nordeste! A Juvanília durante todo esse tempo de vivência e dedicação à CVX, foi para nós um grande exemplo de como viver a nossa vocação. O amor pela CVX era enorme. Que Deus a receba em seus braços. Oremos pela família e amigos, para que Deus console os corações e dê serenidade para esse momento de dor. 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙏🏻🙏🏻🥺😭 Mesmo sabendo que estava se aproximando esse momento, é bem difícil de aceitar tamanha perda. Mas ao mesmo tempo, fico feliz por todo legado que ela nos deixa, por todos os momentos lindos que vivemos juntos, a Juvanília era um poço de amor e bondade.

Nos grupos ligados ao Conselho Nacional do Laicato do Brasil, que publicou nota oficial repercutindo a Páscoa de Juvanilia, a consternação também foi enorme. Pudera: ela foi da presidência junto com Signorelli, Excelsa, Sofia, Rita, Silvestre, tendo sido vice-presidente por dois mandatos (2004 a 2007 e 2007 a 2010). Teóloga, ajudou na construção do CNLB Ceará. “Sentiremos falta dessa muito amada, sábia, acolhedora, amiga generosa e companheira de caminhada do laicato organizado em Conselho. Deus a recolheu, bendito seja, Deus! Ela estará sempre presente nos nossos corações, memória e história do CNLB. Às companheiras e companheiros do CNLB do Ceará, nosso abraço solidário”, escreveu Márcia Signorelli.

Para Helma Oliveira, vice-coordenadora nacional da CVX e membro da regional Nordeste, mesmo convivendo apenas uma vez por ano (nos encontros regionais) a sensação foi como se alguém de sua família tivesse falecido. “Uma mulher muito querida e respeitada por nós. Muito carismática e muito atenta aos movimentos da CVX. Em maio, quando estive com ela em Fortaleza, ainda contava sobre momentos de formação vivenciados nos nossos Encontros Nacionais. Muita linda. A Bispa da CVX Nordeste. Nós da CVX sentiremos muito sua ausência, mas sempre teremos Juvanilia (como seu esposo Jarbas) nas nossas memórias afetivas e guardamos seus ensinamentos de fé e de vida comunitária”, afirmou.

Mônica Beatriz, da CVX Nossa Senhora da Estrada (também de Fortaleza), esteve no ato de fé e solidariedade cristã realizado no Cemitério Parque da Paz, na tarde deste domingo. Segundo ela, foi emocionante o velório e a missa de corpo presente da nossa amiga. “A homilia do padre e as palavras do filho… muito tocante. A oração de Santo Inácio cantada pela Vera e Mazé e acompanhada por todos, foi um laço de amor fraternal. Ouvi de algumas pessoas dizendo: ‘olha, a oração de Santo Inácio… ela era inaciana…’ – nos mostra como nossa espiritualidade toca em muitos corações”, contou.

 

Confira abaixo outros depoimentos, de pessoas de todo o país; e algumas das fotos postadas ao longo do dia de hoje, lembrando a alegria de Juvanília:

Juvanilia, junto aos que seguiram Inácio de Loyola, agora ficará em oração conosco no Reino … no futuro estaremos juntos… quando Jesus Cristo vier com fraternal amor falando em tudo “Amar e Servir” conquistaram o lugar a direita do Pai!!! (Solange, CVX Minas)

Uma notícia triste que chega ao nosso coração como um golpe muito doloroso. Juvanília é uma referência forte para a CVX Nordeste e Brasil. Descansa agora no colo de Deus. E segue inspirando e intercedendo pelo caminho da CVX, enquanto peregrinamos neste mundo, testemunhas da ternura e do carinho de Deus. Descanse em Paz, irmã e amiga querida! (P. Miguel, assistente eclesiástico nacional, direto de Roma-ITA)

🙏🏻Uma grande perda para nossa CVX! Certamente foi recebida por Maria e está no colo do Pai! Temos mais uma intercessora no Céu – mas sentiremos sua falta aqui na Igreja militante!! Que o Bom Deus console seus familiares e amigos. (Gina, CVX Rio)

Que notícia triste. Juju, minha querida amiga! Uma pessoa forte e muito acolhedora, com muito entusiasmo e dedicação com a CVX. Ela foi se encontrar o Jarbas no céu 🙏🏻🙏🏻🙏🏻 (Ana Cristina, CVX Rio)

Viveu a vida como dom, ressuscitou! Rezemos uns pelos outros e sua família. (Claudio Cassimiro, CVX SP)

Realmente muito triste! Imaginar que faz um mês do Encontro Nacional e ela estaria vivendo as alegrias com a gente. Agora ela já está vivendo a verdadeira alegria de estar com Jesus Cristo, caminho que leva ao Pai. (Luis Lázaro, CVX-BA)

Amigos, faço minhas as diversas palavras registradas aqui sobre a Juvanilia. Notícia muito triste… Ouvia falar de sua dedicação à CVX, mas a conheci muito mais de perto mesmo com a oportunidade que tive de estar no Encontro Regional em Fortaleza, este ano. Um privilégio: me emocionei mais de uma vez ouvindo-a partilhar suas experiências com muita sensibilidade. Meu abraço à CVX Fé e Vida, sua comunidade local; e para toda a regional Nordeste… 😓 (Rafael Finatti, CVX Sul)