39 Assembleia Geral Ordinária do CNLB

Nos dias 03, 04 e 05 de junho de 2021, aconteceu, de forma virtual, a 39ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB. Em 2020, ela não foi realizada, pois todo o cenário estava muito incerto, devido à pandemia. Depois, foi decidido que, em 2021, ela ocorreria, mesmo que virtualmente.

A CVX no Brasil se fez presente por meio dos delegados: Alexandre Tenório, Marlene (Regional Rio de Janeiro) e Luiz Irineu (Regional São Paulo) e Juvanilia (Regional Nordeste), também tivemos a presença de membros CVX, que representaram outras instâncias: Beto (Regional Sul), Honorata Ferreira (Regional Nordeste) e Albino (Regional São Paulo).

E foi assim que, na noite de 03 de junho, mesmo quem chegava pela primeira vez, sentia-se envolvido pelas alegrias de tantos reencontros. Cada saudação, mesmo a mais simples e descontraída, trazia em si a mensagem implícita: “Que bom podermos estar aqui juntos.” “Que bênção, termos sobrevivido, em meio a tanta dor e sofrimento.”

Além disso, é sempre importante perceber o profundo respeito e a sincera acolhida a todos os grupos, de todas as regiões e dos mais diversos carismas; pois uma assembleia desse porte é uma oportunidade de crescimento e de aprofundamento de laços entre todos, pois partilhamos a mesma fé e estamos inceridos na mesma Igreja.

Na primeira noite, além da leitura e aprovação da pauta e do regimento interno, tivemos uma bonita celebração da vida, baseada na liturgia de Corpus Christi, que celebramos nesse dia.

Na segunda noite, foi o momento de ouvirmos e saborearmos a reflexão do padre Alfredo Gonçalves sobre como nós, cristãos leigos e leigas, podemos responder aos novos desafios, surgidos nos últimos tempos. Essa colocação foi seguida de uma rica partilha sobre os pontos que mais impactaram a cada um.

Já, o terceiro dia foi repleto de pontos importantes para a nossa caminhada, enquanto Igreja articulada, em todo o país. Além do complemento da reflexão do padre Alfredo e sua repercussão entre os participantes, tivemos alguns temas bastante esclarecedores:

1. Histórico da caminhada do CNLB, baseado principalmente nos depoimentos de ex-presidentes, presentes na assembleia;
  2. Parecer do Conselho Fiscal;
  3. Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe;
  4. CEPL: Parâmetros da Formação do Laicato e Outros;
  5. Conselho Econômico;
  6. Pacto pela Vida e pelo Brasil;
  7. Grito dos Excluídos/as e Semana Social Brasileira.

Finalmente, na oração de encerramento, fomos enviados a ser luz, sal e fermento, procurando iluminar, dar sabor e consistência à nossa missão como cristãos leigos e leigas, na sociedade em que vivemos.

Enfim, saímos da assembleia com o coração preenchido de amor e gratidão ao Senhor, por nos ter proporcionado a oportunidade de nos sentirmos fortalecidos e irmanados na missão de ser sinais do reino de Deus, num mundo tão carente de amor e bem.

Mais informações e fotos da 39ª. Assembleia do CNLBCristãos leigos e leigas em missão: respondendo aos novos desafios, podem ser encontradas no site e no facebook do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.