30 anos da Comunidade Nossa Senhora da Luz!

Maria Inés Tozatto partilha conosco a celebração do aniversário de 30 anos da Comunidade Nossa Senhora da Luz, oremos e inspiremo-nos neste testemunho de vocação e amor CVX.

No sábado 29 de junho de 2019 celebramos, com imensa alegria, os 30 anos da nossa Comunidade Nossa Senhora da Luz.

Voltemos no tempo…

Na noite de 29 de junho de 1989, tivemos o nosso momento inaugural: uma palestra de Maria Clara Bingemer sobre a CVX que aconteceu na capelinha do Colégio Santo Inácio. Ficou então muito claro para mim, que minha fé, tão forte nos tempos do TLC (Treinamento de Liderança Cristã), viria a amadurecer, ainda na metodologia inaciana, pela minha inserção na CVX!

Realmente a CVX foi um acontecimento em nossas vidas. Nos vemos antes e depois da CVX, antes e depois das fortes experiências de Deus suscitadas pela oração diária e nos retiros, sempre amparados nos encontros com o acompanhante espiritual, sempre enriquecidos pelas reuniões da comunidade com partilhas de vida e de oração.

O caminho é longo e nem sempre fácil. De início, ter abertura para acolher o outro, o diferente de mim, com outro ritmo de fala. Abertura e paciência para, pouco a pouco, irmos percebendo que todos fomos chamados por Deus e que a CVX era nosso campo de encontro e também, nosso carisma.

Mais tarde, ter perseverança para, mesmo com filhos pequenos, continuarmos. Quantas boas lembranças com eles por perto, em reuniões e festejos da CVX.

Bem depois, a coragem de assumir publicamente, o compromisso temporário e finalmente o compromisso permanente! Não poderia “ficar” eternamente com Cristo. Era importante casar!!

Caminante no hay camino, se hace camino al andar”: assim disse o poeta Antonio Machado, conterrâneo de Inácio de Loyola. E nossos passos no caminho de Inácio foram se dando na companhia de assessores muito queridos. Inicialmente, Paulo Lisboa, sj; depois a nossa saudosa Irmã Lydia, rc; e até hoje a incansável Gina.

A CVX é um maravilhoso presente de Deus que nos convoca a “rezar como se tudo dependesse de Deus, fazer como se tudo dependesse de nós”, dizia Inácio.

E a Comunidade Nossa Senhora da Luz foi se tornando um celeiro de missões, em geral individuais, mas com cada um sendo enviado, apoiado e avaliado por todos os seus membros.

Ao celebrarmos 30 anos de caminhada comunitária, desejamos cada vez mais amar e servir e ir fazendo como Jesus faria nesse nosso mundo atual.

Os membros atuais da Comunidade são: Arlindo Charbel (tesoureiro), Dilma Beirão, Fernando Cyrino (secretário), João Paulo Pinto, Linda Antonaci (coordenadora), Margarita Sayan, Mônica Bretas e quem escreve, Maria Inés Tozatto.

Integramos um corpo CVX Regional, Nacional e Internacional e contamos com as orações desse Corpo CVX.