Primeiro Retiro Inaciano Presencial em 2021 da Regional Rio

Aconteceu no último final de semana (21/08 e 22/08/2021) o 1º Retiro Inaciano presencial 2021 organizado pela Regional Rio, como atividade em comemoração também ao Ano Inaciano.

Orientado pelo Padre Laércio com o tema  “Os olhares de Jesus”.

Foi um final de semana de muita iluminação e consolação relatado por todos os participantes, que mesmo em um cenário de pandemia se sentiram chamados ao mais Amar e Servir.

Compartilhamos duas partilhas de participantes do Retiro.

Vi a chamada para o Retiro no Centro Loyola, tudo concorria para que eu não fosse, mas o desejo de ir era muito maior e Deus providenciou, por isso dou graças.

Ao chegar no Centro Loyola fui tomada por uma forte emoção ao rever companheiros da CVX. Era o primeiro retiro presencial que participava. Retornar à casa ativou minha memória aos tempos em que a frequentava e como cheguei até lá. O grande responsável foi o Pe. Fernandes que me apresentou a Espiritualidade Inaciana e de lá não saí mais, até a pandemia. Dou graças a Deus por ele e peço as graças e bênçãos de Deus para ele.

O tema do Retiro foi “Um novo olhar que brota de Jesus”. Pe. Laércio, de forma maravilhosa nos apresentou esse olhar de Jesus no cotidiano da vida. O olhar de salvação, olhar de amor, olhar de unidade, um olhar solitário e solidário, olhar do ressuscitado, e por último nos apresenta a maneira de ver novas todas as coisas em Cristo. Tivemos ainda um tempo para que pudéssemos olhar a própria vida e ver qual a mudança a ser feita, mas isso com um olhar novo, com o olhar de Deus. Obrigada Pe. Laércio por suas colocações claras, objetivas, leves e alegres. Interioridade foi a palavra-chave.

Que retiro maravilhoso! A condução do retiro perfeita, o silêncio muito bem observado. Excelentes refeições. Partilhas riquíssimas, tudo dentro do que foi colocado e rezado. E a missa? Por mim ficaria ali por muito mais tempo. Obrigada Senhor pelo alimento tão necessário à minha alma.

Parabéns ao CER que com competência preparou tudo com muito carinho e zelo, seguindo todos os protocolos de segurança. Não faltou nada. Obrigada Rosangela que nos anima a cantar. Peço ao Espírito Santo que continue iluminando a Iasmim a incentivar e animar outros a se retirarem. Que os jovens se animem a fazer um encontro com Cristo, a fazer uma nova amizade para que possam ver novas todas as coisas em Cristo.

Fiquei muito feliz de ver uma mãe acompanhada do filho, uma mãe com a filha, marido e mulher, pessoas que saíram de Niterói para a Gávea e os quatro jovens. Jessica, da ACVM fez uma oração belíssima pelos jovens. Que Deus a abençoe e a anime a continuar na espiritualidade e a atrair outros jovens.

Saí do retiro com sentimentos de gratidão e consolação, saí renovada e com muita esperança de novos e mais encontros. Que bom que eu fui!
“Ele está no meio de nós. Eu não estou só”.

Obrigada,

Maria de Lourdes Mendonça (Lourdinha)


Nos dias 21 e 22 de agosto eu e mais 19 pessoas fomos agraciados com um retiro presencial no Centro Loyola com o Pe. Laercio.

Depois de quase dois anos dentro de casa, com tudo que uma pandemia pode nos causar, angústia, medo, solidão, tristeza, perdas de amigos queridos, criei coragem e fui. Todos os medos ficaram pelo caminho.

Voltar àquela casa onde eu e quase todos que lá estavam foi muito significativo e prazeroso.

Naquela casa aprendi a rezar os Exercícios Espirituais.

Foi lá que fiz grandes amigos, estudei teologia para leigos, fiz e ajudei em retiros.

Das 20 pessoas que lá estavam 4 eram “calouros”, nunca antes tinham feito um retiro, muito menos sabiam de Santo Inácio e seus exercícios. Ficaram maravilhados. Querem mais retiros mais encontros mais e mais.

Nós os veteranos e os calouros somos muito agradecidos ao Pe. Laercio e a equipe da CVX Rio, Rutineia, Iasmim, Carlos Alberto e a Rosângela por ter nos proporcionado esse encontro com Jesus e os amigos.

Continuemos nos cuidando e pedindo a Deus para que no próximo retiro já não tenha mais restrição e que todos os que quiserem e puderem ir, lá estejam.

Muito obrigada a Deus por tudo!

Ana Maria Sousa