Tesouraria Nacional divulga posição financeira de 2021 e do primeiro trimestre de 2022

No dia 28 de abril, a tesoureira nacional Ana Martins enviou o seguinte e-mail a toda a comunidade CVX no Brasil:

Querida Comunidade Nacional,

É a primeira vez que me reporto a vocês como tesoureira da CEN, estimo encontrá-los bem e com saúde! Após alguns meses envolvida em dificuldades decorrentes da transição administrativa da Associação das Comunidades de Vida Cristã do Brasil (documentos que vão e voltam para aprovação em cartório, banco que não aceita a nossa ata da Assembleia, pendências contábeis deixadas pelo antigo contador, etc), finalmente creio que agora as coisas estão mais estáveis (ainda que não tranquilas, especialmente dentro de um contexto onde moro aqui no Rio de Janeiro – em que constantemente temos roubo de cabos e nos deixam sem luz e/ou sem internet).

Isto posto, encaminho anexo 3 documentos:
o reporte financeiro anual da ExCo, para que vocês possam entender como está a situação econômica de nossa CVX Mundial;
– o relatório preparado pela Gina a respeito das movimentações da CVX no Brasil em 2021;
– um arquivo simples que preparamos para atualizá-los da nossa posição atual, com base nas movimentações dos três primeiros meses de 2022. Digo que é um arquivo simples porque preferimos enviá-lo já, mesmo sem ser um relatório descrevendo e analisando melhor a situação – o qual pretendemos fazer no próximo envio, ao final do primeiro semestre, quando incluiremos também o parecer da A2 (empresa de contabilidade que está nos atendendo) e do Conselho Fiscal Nacional.

Aproveito para dizer que tivemos uma excelente reunião na última terça-feira (26) com o que estamos chamando de Economato Nacional (CEN + CFN + tesoureiros regionais). Presença maciça (foto abaixo)! Deliberamos sobre a periodicidade de nossa prestação de contas (trimestral) e elencamos alguns pontos a serem discutidos ao longo das próximas reuniões que teremos, a partir da retomada dos trabalhos e reflexões do antigo GT de Corresponsabilidade Financeira. Está em nossa pauta também seguir buscando alternativas para simplificar nossos processos de tesouraria. Aliás, uma das coisas que experimentaremos neste sentido, a partir de agora, é a abertura de uma conta da CVX na Cora, uma fintech que nos promete zero taxas e muito mais facilidade para as nossas movimentações. Os próximos boletos emitidos, inclusive, devem vir por lá – então peço aos tesoureiros das comunidades locais que não estranhem qualquer mudança de layout.

Enfim, rezemos uns pelos outros! Deixo meu agradecimento especial a toda a antiga CEN, que fez um excelente trabalho e, especialmente no caso de Alexandre e Gina, que muito tem nos apoiado nas dificuldades burocráticas deste processo de transição; e aos tesoureiros das comunidades locais, que têm mantido em dia os pagamentos das contribuições. Nossa gratidão!

Santo Inácio de Loyola e São Mateus, padroeiro da contabilidade, roguem por nós!