Em resposta ao convite do Conselho Executivo Mundial (W-ExCo) que nos chama a discernir juntos os caminhos para a esperança, as Comunidades de Vida Cristã (CVX) da Regional DF puseram-se em retiro com tema “Or-ação e Missão: o que fiz, o que faço, o que farei por Ti, ó Senhor?”
O retiro foi realizado nos dias 27 a 29 setembro sob a orientação do Pe. Jerfferson Amorim de Souza, SJ, Assistente Eclesiástico Regional, que com sua singeleza e dedicação foi conduzindo a comunidade pelos caminhos de Jesus.
Confiantes no pedido a graça,” Senhor, ajuda-nos a avançar pelos caminhos da esperança”, colocamo-nos em oração, lugar de encontro com o Senhor, para penetrar no espaço interior do silêncio. Na dinâmica do retiro, o Espírito Santo foi se fazendo presente na comunidade. Em sintonia com o tema do retiro, a equipe de espiritualidade cuidou de todos os detalhes de modo que ia suscitando em todos a presença de Deus.
Na oração de acolhida dirigimo-nos ao caminho de Jesus na certeza de que somos nós para quem Ele deseja anunciar a sua missão. Seguir o caminho é seguir Jesus. Jesus é o caminho. A Igreja é o caminho. A Igreja é missão. A missão da Igreja é anunciar Jesus ao mundo. Como concretamente agir no caminho?
O canto “Vem, e eu mostrarei” suscitou a voz de Jesus que nos chama e nos diz “a terra espera a quem possa e queira realizar a construção de um mundo novo muito melhor”.
No primeiro dia do retiro, meditando as Duas Bandeiras (EE 136-148), Jesus vem se apresentar como o Caminho (Eu sou o Caminho). No discernimento da sua missão, Jesus mostra o seu tipo de vida baseado no cuidado, e fala-nos das Bem-aventuranças.
No segundo dia os retirantes contemplaram o chamado do Rei Eterno, vendo como Jesus percorria cidades e aldeias (EE 91-99), Ele chama-nos a cumprir a sua vontade em comunidade, longe de triunfalismos, êxito, sucesso, a fim de sermos sinal do Reino que já está entre nós. A contemplação da obra redentora de Cristo nos leva a escolher os mesmos meios que Ele mesmo escolheu, a nos configurar consigo e a responder ao chamado do Rei Eterno na opção nazarena do Reino, pobre e humildade, fundada na misericórdia
Neste momento, quando somos convidados pelo ExCo a discernir nossos caminhos para a esperança, o Papa Francisco também nos convida a peregrinar com a Igreja e a sermos discípulos missionários em saída, buscando a vontade de Deus com um olhar atento à realidade, à luz dos ensinamentos do Divino Mestre1.
Para suscitar um bom discernimento comunitário adotamos a conversação espiritual, entendendo que a capacidade de escuta acontece em cada pessoa através dos sinais, vozes, cantos, leituras, falas, imagens e cenários experimentados no retiro.
Sendo assim, com todos reunidos em escuta receptiva e ativa, recolhemos o que mais tocou a cada um/a e, consequentemente à comunidade. Eis algumas frases e palavras que ecoaram em nós: relacionamento / relação para conhecer e seguir; seguir Jesus é ser combativo; o seguimento de Jesus gera conflitos; sentimento de angustia porque Jesus não respondia, mas percebeu que as respostas não são imediatas; reconhecer as pedras de tropeço; satanás em nós é nosso próprio ego; eles arrastaram as barcas; na cena de Jesus junto ao poço com a Samaritana, chamou-me atenção os pés de Jesus feridos, empoeirados e as suas sandálias gastas; o que eu preciso deixar para seguir Jesus? O retiro foi muito estimulante para todos nós, ademais uma importante experiência vivida em comunidade.
Por Socorrinha Laurentino, CVX Dom Luciano, Secretária Regional.