Após quatro anos, desde o Encontro Nacional realizado em Brasília, a CVX Brasil voltou a se encontrar presencialmente. Foi um intervalo de tempo difícil, com perdas e afastamentos, mas que nutriu a vontade da presencialidade. O Encontro Nacional realizado de 6 a 10 de setembro, em Salvador-BA, no Centro de Treinamento de Líderes, foi uma grande graça para a nossa comunidade. Rezemos para que os frutos perdurem pelos próximos anos e que Santa Dulce dos Pobres ilumine e norteie o trabalho e a missão de todos nós!
Abaixo, os relatos, a foto oficial e os vídeos dos depoimentos enviados para nós, durante o Encontro. Neste link, uma imensidão de fotos e vídeos, registrados pela nossa valente Equipe de Comunicação. E aqui, o material em pdf, com tudo o que vimos e discutimos por lá – recordação de um Encontro que plantou sementes e deixou suas marcas. Estamos muito felizes!!
O Encontro Nacional da CVX Brasil vem sendo gestado há quase dois anos, quando decidimos propor um tempo de convivência de quatro dias lançando a ideia para o Conselho Nacional e preparando a CVX Brasil para um feriadão juntos em Salvador, Bahia. No percurso das atividades da CEN fomos agendando conversas online para responder questões e receber sugestões para alcançar adesão e um bom planejamento do EN2023.
Em março de 2023, iniciamos as inscrições por etapas, buscando valorizar as lideranças atuais da CVX e portanto, buscando ter conosco, Coordenação Executiva Nacional e Coordenação Regional Bahia, integrantes do Conselho Fiscal Nacional, do Conselho Nacional e coordenadores, tesoureiros, secretários ou assessores de grupos CVX, sejam de comunidades ou pré-comunidades. Sendo gratos aos serviços dessas lideranças, também os consideramos multiplicadores das formações que pudessem ser alcançadas em tempo de EN2023.
Em seguida, outras pessoas das comunidades foram convidadas a realizar suas inscrições, em abril, em maio e, nos primeiros dias de junho passamos a conhecer o total de participantes do Encontro Nacional. Com isso, mudamos de fase organizativa para preparar o melhor acolhimento para pessoas que declaravam suas expectativas de uma vivência comunitária presencial.
Todas as pessoas foram motivadas a comprar passagens aéreas antecipadas e como requisito para inscrição como forma de gerar menos impactos financeiros pessoais e comunitários. Internamente, a CEN dividiu suas tarefas de organização e concentrou a comunicação da comunidade nacional especialmente na pessoa da vice coordenadora nacional, Helma Oliveira, para sanar dúvidas e dar orientações sobre essa organização.
“Foram tempos bem intensos de trabalho e de atenção a todas as pessoas que buscaram se inscrever. Isso também gerou a oportunidade de um contato pessoal que fazia a CEN conhecer cada vez mais as pessoas que foram o corpo da nossa comunidade. O Encontro estava começando através dessas conversas privadas, mas nem sempre nos dávamos conta” (Helma).
Poucas semanas antes do EN2023 surge a página do site da CVX dedicada ao evento e um grupo temporário de whatsapp para otimizar as orientações das equipes de logística e acolhida. Para além desses objetivos, pudemos desfrutar de belas partilhas:
- Muito me agrada perceber esse corpo que toma forma. De amigos que a muito tempo não vejo. E de novos e conhecidos através das Live. A oportunidade de conhecermos melhor. Que o Espírito Santo ilumine a cada um(a). E que possamos fazer desse encontro o desejo de Deus em nós. E que possamos responder ao seu chamado, Eis me aqui Senhor!!! Amém! (Jeziel Rosa, CVX N S da Estradas, SP).
- Estou encantada na trilha em direção ao ENCVXBRASIL. Nossa CVXSFX em BH investiu muito para que eu e Dorinha pudéssemos fazer parte desse momento ímpar. Foi muita prosa e planejamento regados de infinitos momentos de oração pessoal e comunitária. Como os dois discípulos que vão caminhando rumo a Emaús, experimentamos tantas coisas que vêm acontecendo nessa estrada: caminhada de nossa vida pessoal e o caminho interior para, no momento propício e com a ajuda de todas e todos, reconhecer a presença do Ressuscitado, que está todo tempo caminhando conosco-CVXBRASIL (Deralda, CVX São Francisco Xavier, MG).
- Irmãos da CVX, com tantas emoções, parece que nasce um desejo enorme no coração, para chegar logo o dia de começar a viagem. Que Inácio fortaleça nossos corpos e corações (Rosângela, CVX Shalom, RJ).
O que podemos dizer mais? Muito bom nos inspirarmos por essas e outras partilhas, muito bom receber os agradecimentos antecipados pelo trabalho da CEN, as conversas aleatórias depois das dúvidas tiradas, as sugestões dadas diante de alguma dificuldade percebida, as orientações de mudança de rota, os cuidados traduzidos em “Como você está?”, “Está precisando de ajuda?”. Esses gestos demonstram o sentimento de comunidade, o entendimento de que todos nós faríamos (e fizemos) o EN2023 dar certo.
E o Encontro, que estava materializado apenas pelas inscrições virtuais e pela página aqui no nosso site, enfim começou de verdade. Rs…
A chegança é sempre um momento marcante. Para quem conseguiu se organizar para ir antes e já começar desde cedo a desfrutar do calor e do acolhimento da Bahia, era legal ouvir o interfone da casa tocar e pensar: “quem será agora”? Para quem foi chegando ao longo do dia 06, ser recepcionado pelos irmãos de caminhada, alguns até desconhecidos, em meio a uma Casa que começava a ganhar forma de CVX (graças à equipe de acolhida da regional Bahia, que decorou os diversos espaços com alusões às personalidades da cultura baiana).
Houve quem aproveitou para dar um pulo no centro de Salvador, conhecer o Pelourinho, o Elevador Lacerda ou a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, tomar um sorvete na Ribeira, matar a vontade do acarajé. Houve quem deu um pulo até o centro de Itapoã, ou quem passou à tarde banhando os pés na água ali das praias em frente ao CTL. E houve aqueles que também aproveitaram para já ir se sintonizando, seja estudando os postulados, seja assistindo juntos à sessão de cinema com o filme “A Carta”, do Papa Francisco.
Aos poucos, a Casa foi se enchendo de ainda mais vida. Na janta, a alegria do encontro significava abraços e muita conversa. Na missa, com quase todos já presentes e os símbolos das sete regionais, nem o vento e a chuva atrapalharam o ânimo dos viajantes recém-chegados. E assim vivemos esta chegança, mesmo sem ter começado, mas muito animados pelo que ainda estava por vir.
O primeiro dia completo de Encontro Nacional em Salvador terminou com todos consolados pela graça da presença de cada um e cada uma. Formamos uma linda e potente comunidade!
Ouvimos os relatos de Amiens (Assembleia Mundial) e de Olinda (Assembleia CNLB), nos provocamos à Sinodalidade e vivenciamos o caminhar juntos discutindo e desfazendo os nós a partir dos postulados propostos. À noite, à luz de velas, cantamos nossa confiança no Senhor.
Rezamos juntos neste dia em que lembramos não só o grito da independência mas, principalmente, o clamor dos excluídos que são o sentido de nossa missão comum!
Viva a CVX!
Dia que o Senhor fez para nós!
Iniciamos os trabalhos com uma oração profunda preparada pela regional São Paulo. Rezamos a genealogia de Jesus e da CVX. Nascimento, história do início até agora. Comunidades geradas e geradoras. Momento forte para todos nós.
Padre Emanuel falou sobre o Polinômio Apostólico, também indo as origens e apontando as mudanças que o Espírito Santo foi realizando ao longo das Assembleias da CVX.
Tivemos um tempo de oração na companhia de (Ef 4,1-16) e depois partilhamos, exercitando a dinâmica de rondas nos grupos formados para esses dias.
À tarde o convite foi o de vermos as dores do território. Depoimentos de pessoas com vivências do que temos como Fronteiras:
Henrique da comunidade peregrinos da Trindade; Leandro, jovem advogado, atuando como conselheiro da juventude, vindo de vivência no MEJ; Glauber, jovem atuante na fronteira ecologia – projeto Trilha das flores; Edson e Graça, da CVX, também sobre Ecologia; Margarida e Marilia, da CVX, sobre globalização e pobreza; Darkles e Elisiê, da CVX, sobre Juventudes; Mauro e Dora, da CVX, sobre as perspectivas das Famílias.
Na Missa, celebrando a festa da natividade de Nossa Senhora, a Regional Rio ficou responsável por organizar e dar o toque carioca. E, viva a diversidade!
O dia foi intenso e para fechar com o toque da graça, fomos convidados a ter o olhar amoroso sobre o vivido, escrever e mandar para os companheiros de comunidade, nossa carta amorosa.
Santa mãe Maria, cubra-nos com teu manto de amor.
Iniciamos a manhã com a oração preparada pela regional Sul, com o tema Esperança. Logo após, uma palestra do P. Davi Caixeta, sobre um novo olhar teológico para a resposta cristã à existência humana, um olhar de um Deus que cria por amor. E um exercício de escrever histórias de esperança.
Ainda pela manhã, a composição de uma mesa com mais 3 mulheres para falar sobre o Encantar a (e para/pela) Política. Encantadoras! Política sim, politicagem, não! E é porque uns querem fazer politicagem, que não se estimula que o povo se envolva com política, como nos pede o Papa Francisco…
Depois do almoço, uma mesa para conversarmos sobre quem é o membro CVX, a pessoa ou a comunidade. Não tivemos conclusões, apenas provocações – mas todas elas pertinentes. Para rezarmos isso, nos próximos três anos, quem sabe…
E após um momento de oração e partilha em pequenos grupos, celebramos os compromissos temporários, permanentes, renovados pela alegria e a fé.
À noite, ainda, tivemos a festa baiana, com direito a capoeira, maculelê, acarajé, abará, muita música e dança. Entramos pela madrugada…
São muitos sentimentos, consolações, desafios que vêm. Mas a frase que fica é: não estamos sozinhos nessa caminhada de fé, precisamos/podemos esperançar.
O dia já começa com uma oração da manhã guiada pela Regional Minas Gerais em meio aos coqueiros e céu nublado. E rememorando a caminha dos discípulos de Emaús (Lucas 24,13-35) fomos chamados a partilhar em dupla sobre o ardor em nossos corações.
Depois de alimentados a alma e o corpo, seguimos para a apresentação da CEN sobre os passos eletivos que iremos experimentar por meio de um resumo dos planos para os próximos 3 meses e os próximos 3 anos da CVX Brasil. Após compartilharmos do bolo preparado para comemorar os compromissos, entramos no momento da celebração de envio, guiada por P. Emmanuel, e que nos rendeu lindas bençãos: a CEN que recebe a benção pelas mãos do padre, e que abençoa as coordenadoras e os coordenadores regionais pelas mãos de Rafael, e que abençoa cada pessoa das suas regionais ali presentes. Momento muito significativo e emocionante! Nossa comunidade é benção de Deus. Cada um de nós somos bençãos na vida e no ânimo missionários de nossas companheiras e nossos companheiros. Assim seja!
E não parou por aí! O tempo de agradecimentos por tudo que vivemos juntos também trouxe suas surpresas. A CEN agradeceu a confiança no nosso trabalho e organização, por toda a atenção das pessoas da CVX, empenho e incentivo para estarmos reunidos em Salvador, todas a sugestões dadas, todos os abraços agradecidos recebidos, todo o serviço das pessoas da Regional Bahia que se dedicaram tanto para realizar seu melhor acolhimento. Por fim, a CER-BA presenteia a CEN com uma mandala linda feita por nossa artista Ednorma Vaz, da CVX Amar e Servir (BA), que conta com fitas com os nomes de todas as pessoas do EN2023 escrita, além dos mini berimbaus, tão característicos da cultura afro-brasileira e, portanto, representativo da nossa Bahia.
Não nos cansamos de agradecer a todos vocês, presentes em olhares, sorrisos e abraços, presentes em redes sociais e orações.
E teve até paródia, baseada em “Anunciação”, de Alceu Valença (criação de Gracinha – Regional Nordeste):
Ó Salvador queremos te agradecer, por acolher a toda nossa CVX, o nosso encontro tá cheinho de amor, tua acolhida deixa a gente mais feliz
Vou ser feliz no encontro da CVX (bis)
Nos reunimos pra falar dos postulados, é tanta coisa que nós temos pra fazer.
Discernimento será a palavra chave, e o caminho pra trilhar vamos escolher
Vamos fazer, vamos fazer acontecer (bis)
Tudo é possível quando a gente dá as mãos, para fazer o bem a todos os irmãos, nossa união nos fortalece pra missão que se confirma através da oração.
Amar e servir, essa é a nossa vocação (bis)
O polinômio é para nos ajudar, e as 4 letras o que veio nos dizer?
Que é necessário discernir e enviar, acompanhar e avaliar fazer valer
Pra todos nós, polinômio é bom viver(bis)
Esperançar nos manterá na caminhada, pois a esperança é o que nos viver,
Pés a caminho é nosso lema meu irmão e tudo isso faz o coração arder
Vamos manter a chama que nos viver (bis)
Além disso, não estivemos sozinhos em Salvador. Toda a comunidade nacional e também amigos no Senhor de fora do Brasil estiveram conosco, rezando pelo Encontro. Alguns enviaram seus depoimentos: