Comunidade Nacional,
Todos nós estamos acompanhando com preocupação o avanço das águas no território do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Conhecendo da emergência que se impõe, organismos de igreja, como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Companhia de Jesus, iniciaram campanhas de solidariedade. Inclusive, esta última também conta com obras afetadas, como o espaço do Fé e Alegria, e outras envolvidas no acolhimento de pessoas, como a Unisinos, o Colégio Anchieta. Em contextos como esse, pessoas de norte a sul do país mobilizam-se para prestar um mínimo de apoio, por meio de doações de valores ou mantimentos. E vocês mesmos já divulgam algumas iniciativas entre nós e outras pessoas amigas.
A Coordenação Executiva Nacional (CEN) já foi questionada sobre contribuições que a comunidade nacional poderia prestar e que campanha a própria CVX no Brasil poderia protagonizar. No entanto, antes de qualquer intervenção era importante conhecer como nossa própria comunidade local vivencia esse momento. Vocês sabem que temos uma Regional no Sul, que engloba os três estados (SC, PR, RS) e, mais especificamente, temos a Pré-comunidade A Caminho, existente em Porto Alegre. Além disso, se temos instituições parceiras envolvidas nas ações sociais, poderia caber a nós nos unirmos a elas.
Por esses dias, a Coordenação Executiva Regional no Sul (CERS) manteve-se atenta e tentando entender as melhores formas de mobilizar a todos nós. Nesses termos, a CEN entende que deve compor com as demandas da Regional, e da Pré-CVX citada, composta por pessoas emocionalmente afetadas, mas também atuantes no contexto de acolhimento de pessoas diversas. Na noite do último domingo (5), a CERS realizou reunião aberta à comunidade regional para ouvir os amigos de Porto Alegre. Segue abaixo esclarecimentos vindos de Guilherme Briski, coordenador da Regional Sul:
Nós aqui da Regional Sul, que geograficamente e pessoalmente estamos mais próximos deles [população gaúcha e pessoas CVX, em específico] estamos acompanhando as ações de auxílio. Temos membros CVX da Pré-Comunidade A caminho que moram em Porto Alegre e estão afetados pelas questões, fora todos os demais membros inacianos que temos, como os Jesuítas e a comunidade do Colégio Anchieta. Eles relatam trabalhos emergenciais para ajudar as pessoas, em especial com ações das forças inacianas locais que vêm cedendo seus espaços para desabrigados.
No domingo à noite (5/5), fizemos uma reunião emergencial aberta a toda comunidade regional e com participação da CEN, com a intenção de AJUDAR o Rio Grande do Sul. Nela ocorreu uma partilha e construímos juntos, como “Magis” proceder, com vista ao bem maior. E sentimos muito forte a ação da Graça e a profundidade da vocação CVX de sermos Amigos no Senhor.
Encaminhamentos que surgiram:
1) continuar fazendo essas reuniões sobre o tema como um espaço comunitário de conversação espiritual e expandir para mais pessoas, pensando na CVX Brasil;
2) colher informativos dos membros do RS sobre a realidade local, que às vezes pode complementar o que se vê nos canais de mídia;
3) as necessidades de doações e ações são dinâmicas e mudam constantemente, sendo importante nos atualizarmos sobre as novas demandas. Por exemplo, no momento da reunião a necessidade era de doações de roupas íntimas (cuecas, calcinhas, sutiãs e meias); fralda infantil e geriátrica, álcool em gel; produtos de higiene em geral.
4) continuar o discernimento comunitário sobre como/onde podemos direcionar ações concretas nessa realidade, tanto por meio de doações quanto percebendo a necessidade de criarmos redes e somar esforços nos locais onde estamos. Nossa boa comunicação se faz importante!
Como partilhado pelo pessoal que está na linha de frente das ações: “As necessidades mudam a cada hora e elas são muitas”. Por isso, vamos ACOMPANHANDO, verbo que nos diz muito e pedimos a oração de toda CVX!! Quem sabe na hora da Ave-Maria coletivas, às 18hs, possamos sempre colocar a intenção pela população do Rio Grande do Sul.
Abraços fraternos a todos
Guilherme Briski.
Passada a referida reunião, as pessoas da Pré-CVX A Caminho avisam que estão recebendo doações e que CVX de Floripa realizou compra de roupa íntima para os desabrigados do Moro do Sabiá, grupo que recebe o apoio direto dos membros da CVX. Os membros da Pré-CVX A caminho também estão integrados nas ações vinculadas ao Colégio Anchieta e Unisinos.
Como estão surgindo doações, a CVX no Sul pensa que as contribuições mais centralizadas e específicas devem ser articuladas na sequência, quando “baixar” a comoção social, e as vidas, as localidades, as ações sociais precisarão ser reestruturadas. É também a fase em que diminuem os auxílios, e a governança CVX aponta que olhemos também para esse tempo. Essa reconstrução do RS precisará ainda mais de ajuda, inclusive, nos campos de atuações inacianas.
De toda forma, segue algumas dicas de apoios emergenciais:
1) Os Correios estão disponibilizando frete grátis. Então, seria possível optar pelo envio de roupas e produtos de higiene, constando o endereço da Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Anchieta, na Av. Dr. Nilo Peçanha, 1521, Três Figueiras, Porto Alegre-RS, CEP: 91330-000.
2) Enviar valores para o Comitê de Solidariedade da Unisinos. As doações podem ser feitas até 09/05, por meio de depósito, na seguinte conta:
Transferência pelo Pix da conta Solidariedade: solidariedade@unisinos.br.
Confira informações aqui: https://www.instagram.com/unisinos/
3) Enviar valores para a Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei e contribuir com o acolhimento das famílias desabrigadas no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI):
Transferência pelo Pix da conta para CNPJ: 93.850.212/0001-49.
Não esqueça de identificar a sua doação como ‘Doação – RS’.
4) Centro Social Fé e Alegria em Porto Alegre (RS):
https://doeagora.fealegria.org.br/sosriograndedosul/single_step
Repassaremos novas informações.
Fraternalmente,
Coordenação Executiva Regional Sul
Coordenação Executiva Nacional