Membros da CVX Sul participam de Curso sobre Educação Popular e Ecologia Integral

 

O Centro de Promoção de Agentes de Transformação (CEPAT) promoveu o Curso sobre Educação Popular e Ecologia Integral 2024, com o objetivo central de capacitar lideranças imersas na vida social e eclesial a partir de princípios éticos e da ecologia integral e valores democráticos, partindo da realidade com vistas a forjar novos estilos de vida, uma cultura do encontro e de cuidado com a Casa Comum.

O Secretariado de Justiça Socioambiental da CVX Regional Sul há um tempo vem se aproximando e trabalhando em parceria com o CEPAT e, dessa vez, também contou com Eduardo Lopes (CVX Esperança), integrante do referido Secretariado, na organização, além de ter mais suas pessoas da Regional, Sílvia e Tuca Picheth (CVX N S Medianeira) como formandos. Essa formação ocorreu de 23 de março a 31 de agosto.

Com certeza, essa Escola traz experiências formativas muito ricas e que traria muitas descobertas para tantas pessoas da CVX. “Enquanto fazíamos, comentávamos entre nós, que foi um conteúdo que toda a CVX aproveitaria muito“, comentou Tuca.

Leia abaixo o depoimento:

O CEPAT, braço socioambiental da Companhia de Jesus em Curitiba, sempre provocou inquietação em nosso modo de agir e pensar. Foram anos de escuta, aproximação e afastamento. Muitas circunstâncias se impuseram, dentre elas a pandemia, o aperto financeiro em nossa vida e permeando tudo isso, nossa comunidade rezando e questionando a pobreza tão escancarada em nosso meio.

Neste ano de 2024 participamos da Escola de Educação Popular do CEPAT. Foram nove encontros, realizados presencialmente aos sábados pela manhã, em espaços dentro do Colégio Medianeira. Foi tudo muito bacana, desde a misturas de atividades, de origens, de desejos dos “alunos” que compuseram a turma. Ficou evidente a busca de caminhos concretos de participação na construção do Reino e o sentimento de que não é o “lado” com o qual me identifico, ou identificava, nem a minha cor ou origem que irão definir como me insiro na mudança, mas sim o desejo (bem inaciano) de participar da mudança!

Podemos ser agentes de transformação, apoiados pela Laudato Si, por filósofos ou pensadores contemporâneos e por tantas ações pequenas, pontuais e possíveis que vão realizando os pequenos milagres nas transformações do dia a dia.

“… Quem espera na pura espera vive um tempo de espera vã.
Por isto, enquanto te espero trabalharei os campos e conversarei com os homens…
Estarei esperando a tua chegada como o jardineiro prepara o jardim
para a roas que se abrirá na primavera.”

Paulo Freire

Silvia e Tuca, CVX Nossa Senhora Medianeira.

 

 

CONTEÚDO TEMÁTICO 2024

  • Partilha da história pessoal e apresentação
  • A Pedagogia da corporeidade e a humanização do humano
  • As concepções e metodologia da educação popular
  • A ecologia integral a partir da Laudato Si: discernimento
  • A emergência do paradigma do cuidado e a educação popular
  • Pedagogia do diálogo e do respeito
  • Identidades coletivas, territórios e “novos” movimentos sociais no Paraná
  • As utopias na práxis da educação popular
  • Sistematização, avaliação e celebração.