No dia 18 de agosto, quarta-feira, a CVX Santo Alberto Hurtado, de Brasília, organizou o encontro “Hurtar Hoje – Celebrando o dia de Santo Alberto Hurtado”, por meio da plataforma Zoom.
Todo ano, no mês de agosto, a CVX Santo Alberto Hurtado busca celebrar a memória desse santo jesuíta chileno que tanto nos inspira.
Neste 2021, a proposta teve por intuito apresentar, resumidamente, a vida e obra de Hurtado, seguida de partilha pessoal e comunitária de integrantes da pequena Comunidade e dos convidados Luiz e Renata Beltrão e Renilson Tomas, SJ, a respeito dos frutos colhidos na vida e experiência de cada um a partir do relacionamento com a vida e escritos do santo chileno.
Mais do que narrar bibliograficamente a jornada de Hurtado, buscou-se propiciar um momento tocante em que cada um pôde expor a forma especial e individualizada como o legado e mística de Hurtado, um fogo que acende outros fogos, movem a prática cotidiana de seus devotos.
Abriu-se, ainda, espaço para que os participantes pudessem também partilhar as moções ocasionadas pelo evento, que contou com a participação de leigos da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Russas/CE e integrantes de diversas CVX do Brasil afora: DF, PB, PR, RJ, BA, MG, dentre outros.
Ao final, a celebração terminou com a música composta por Luiz Beltrão, de seguinte letra:
HURTAR (Luiz Beltrão) Vem, Fogueira de Amor, a nos queimar, Vem com fogo abrasador, incendiar!
Pecar é se fechar no coração Negar ao outro vinho e pão Encasular, escuridão.
Hurtar é ver no pobre o Cristo irmão Ser da justiça a combustão Dignidade e inclusão
Vem, Fogueira de Amor, a nos queimar, Vem com fogo abrasador, incendiar.
|
Furtar, subtrair, espoliação
Sumam pra longe, num rojão Chega de pranto e de exclusão
Hurtar é trabalhar, fé em ação Pra social transformação Rio de lava, ignição.
Vem, Fogueira de Amor, a nos queimar, Vem com fogo abrasador, incendiar.
Ignição. Incendiar. Ignição…
|