Para compreendermos mais profundamente a nossa identidade, é importante conhecer o nosso desenvolvimento. Ao longo dos últimos quatro séculos, muitas gerações nos prepararam o caminho, desde as Congregações Marianas: Comunidade de Vida Cristã (CVX), portanto, não é apenas um novo nome, dado em 1967, mas representa o renascimento, um novo começo. Esta identidade foi expressa nos Princípios Gerais, aprovados em 1971, revistos em 1990 e em contínuo aperfeiçoamento, sempre em busca do Magis. Somos, afinal, uma comunidade mundial em contínuo discernimento. 

A LINHA DO TEMPO DA CVX

A Companhia de Jesus é fundada por Inácio de Loyola.

1540

Jean Leunis SJ inicia a Prima Primaria, no Colégio Romano - a primeira comunidade. A partir daí, as Congregações Marianas se espalham pelo mundo todo. 

1563

O Papa Clemente XIV assina um documento para suprimir a Ordem dos Jesuítas. 

1773

Pe. Ledochowski, Superior Geral da Companhia de Jesus, convoca uma reunião de Jesuítas que trabalhavam com as Congregações Marianas. É o primeiro passo para a restauração.

1922

O Papa Pio XII, com sua Constituição Apostólica Bis Saeculari, dá um importante impulso para a renovação das Congregações Marianas, com orientações para o futuro e o apostolado leigo em geral. 

1948

A Federação Mundial das Congregações Marianas é aprovada pelo Papa Pio XII.

1953

Na 4ª Assembleia da Federação Mundial, um novo nome para um novo começo: a CVX - Comunidade de Vida Cristã - retoma o carisma inaciano entre os leigos.

1967

Na Festa da Anunciação, o Papa Paulo VI confirma os Princípios Gerais da Federação Mundial das Comunidades de Vida Cristã.

1968

Na 5ª Assembleia, em Santo Domingo, os Princípios Gerais são modificados (e aprovados no ano seguinte, pela Santa Sé). 

1970

7ª Assembleia Geral em Manila/Filipinas: o chamado a ser pobre com Cristo, para um melhor serviço.

1976

8ª Assembleia Geral, em Roma: apelo a uma única Comunidade Mundial.

1979

9ª Assembleia Geral (Providence-EUA): o desafio de ser uma Comunidade Mundial em missão pela justiça. 

1982

10ª Assembleia Geral, em Loyola-ESP: Maria como modelo da missão, somos chamados a fazer "tudo o que Cristo nos disser".

1986

11ª Assembleia Geral, em Guadalajara: revisão dos Princíos Gerais de uma comunidade internacional "ao serviço do Reino, para sair e dar frutos".

1990

A 13ª Assembleia Geral, em Itaici-BRA, foi um marco para a integração da comunidade nacional, com pessoas do Brasil inteiro ajudando na organização. Ali aprofundou-se nossa identidade como comunidade apostólica, clarificando o entendimento de missão comum

1998

14ª Assembleia Geral em Nairóbi (Quênia): Enviados por Cristo, membros de um só corpo.

2003

A 16ª Assembléia Geral, no Líbano, celebrou os 450 anos das comunidades leigas inacianas, relembrando as raízes, mas mirando as fronteiras: mirando as fronteiras.

2013

17ª Assembléia Geral, em Buenos Aires (Argentina): CVX, um presente para a Igreja e para o mundo.

2018

Vídeos