Na busca por aprofundar o conhecimento bíblico e fortalecer a missão de seus membros, a Comunidade de Vida Cristã do Distrito Federal (CVX-DF) realizou, no último sábado, 20 de abril de 2024, o primeiro módulo do Curso sobre o Evangelho de Marcos, fruto da colaboração com o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e o Centro Cultural de Brasília (CCB – jesuítas).
Tal capacitação é uma iniciativa do Grupo de Trabalho na área da Formação composto por Dalmo Coelho (CVX São José), Osmar Arouck e Sandra Dias (CVX Dom Luciano), e Daniella Pinho e Mariana Tomaz (CVX Santo Alberto Hurtado), como concretização dos postulados da CVX-DF.
A ideia é proporcionar aos cevequianos e demais participantes um conhecimento mais aprofundado de Jesus através do olhar de Marcos, já que, no calendário litúrgico, 2024 é Ano B, em que há predominância de leituras do evangelista. Visa-se não apenas explorar a teologia e os ensinamentos de Jesus, como também preparar os membros da CVX para aplicarem estes aprendizados em suas vidas e missões.
O curso, conduzido sob assessoria de instrutores do Centro de Estudos Bíblicos, é composto dos seguintes módulos:
1⁰ – Introdução/Evangelhos Sinóticos: uma visão geral e comparativa dos Evangelhos;
2⁰ – Contexto Histórico: análise do ambiente histórico e social em que Jesus viveu e em que o Evangelho foi escrito;
3⁰- A Missão de Jesus: Discussão aprofundada sobre o propósito e ações de Jesus conforme descrito no Evangelho de Marcos;
4⁰ – O que significa acreditar em Jesus: reflexão sobre a fé cristã e o compromisso pessoal com os ensinamentos de Jesus.
Os encontros acontecem no Centro Cultural de Brasília, sempre nas manhãs de sábado. Os 3 módulos restantes estão agendados para as datas de 15/06, 17/08 e 19/10.
A CVX-DF reafirma seu compromisso com a educação e formação espiritual de seus membros, proporcionando-lhes recursos para viverem suas vocações com fervor e entendimento renovados.
Por fim, a Regional DF registra seu agradecimento ao Centro de Estudos Bíblicos, pela excepcional condução do curso na figura de Fabiano Maciel e demais assessores, e também ao Centro Cultural de Brasília, pelo apoio e espaço físico imprescindíveis à realização dos encontros.
Veja as imagens: