Aconteceu em Brasília, entre os 22 a 25 de agosto, o 17º Seminário dos Bispos Referencias para as Comunidades Eclesiais de Base e o Laicato, na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, local de Encontros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Participaram os presidentes regionais e as organizações filiadas ao Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), os articuladores da Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEB ), os bispos referenciais, dentre outras expressões laicais.
No Seminário, os participantes se dedicaram à análise de conjuntura político-sócio-econômica e eclesial, a vivência da Sinodalidade, com a apresentação de experiências vividas pelas comunidades ali representadas, o Jubileu da Esperança, a COP30, entre outros temas.
Com alegria e gratidão, Socorrinha Laurentino (Regional DF), acolheu o convite da Coordenação Executiva Nacional (CEN) para participar do Seminário. Consciente de que somos cristão leigos e leigas servidores da missão de Cristo e que é o Espírito Santo é quem envia, disse “sim”, “aqui estou’, “eis-me aqui”.
Segue seu relato:
Logo no início do Seminário veio a mim o Evangelho de Marcos (Mc 10/46-52). Com os olhos da imaginação, vi e ouvi Jesus perguntando ao cego Bartimeu “Que queres que eu faça?” E a voz de Bartimeu: “Quero ver!”. E assim eu iniciei a minha participação no Seminário e dizendo a Jesus: “Mestre, eu quero ver!”.
Então, foi-me abrindo a mente e apareceu o método ver, julgar e agir, que semelhante ao modo inaciano de rezar, enraizado na Palavra de Deus, busca na Palavra a iluminação para avaliar a realidade; discernir os caminhos a serem seguidos para transformar a realidade.
Foi com esperança e consolação que presenciei a Igreja do laicato renascendo, seja no envolvimento das lideranças leigas e no apoio de parte dos bispos do Brasil, com o esforço de cada um/uma em busca de novos caminhos para uma Igreja mais sinodal.
Somos chamados a caminhar com esta Igreja, que nos convida a renovar hoje o nosso encontro pessoal com Jesus Cristo. “Não há motivo para alguém poder pensar que este convite não lhe diz respeito. Quando alguém dá um passo em direção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada”. (Evangelii Gaudium).
Nesta caminhada com a Igreja, na certeza que é Jesus que caminha conosco lado a lado, com clareza vejo que é a mão de Deus que me leva a estar presente no meio da Igreja do laicato, junto com a CVX.
Em Brasília, a CVX faz parte do grupo de articulação para a criação do regional do CNLB, seguindo o mesmo compromisso da CVX Brasil que desde 1986 tem participado da organização e articulação dos cristãos leigos e leigas na Igreja do Brasil.
Rogamos à Nossa Senhora, para que faça ressoar a Boa Nova de Jesus entre nós, cristãos leigos e leigas da CVX, ajuda-nos a dizer “sim”, para que a alegria do Evangelho chegue até os confins da terra para a alegria dos pequeninos, rogai por nós (Papa Francisco, Evangelii Gaudium).