Equipe Nacional da Rede Servir realiza encontro para avaliação e planejamento da missão

Nos dias 6 a 8 de setembro, a Equipe Nacional da Rede Servir realizou seu encontro presencial no Santuário de Anchieta, Espírito Santo. O Encontro começou com a Eucaristia e momento de memória agradecida por todo serviço prestado. Pe. Laércio SJ, Secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província do Brasil, deixou claro que essa equipe é a responsável por planejar, programar e agendar as atividades propostas à Rede.

No dia 07, a parte da manhã foi dedicada a uma avaliação dos trabalhos desenvolvido pelos 3 eixos da equipe desde a última reunião presencial, em setembro/2023. Em uma avaliação geral, percebe-se que a Rede caminhou e vem, aos poucos, se reconhecendo e construindo seus processos.

Algumas realizações:

Eixo Formação: Círculos de Leitura sobre os Exercícios Espirituais; CAP Introdutório no CECREI; Simpósio da Revista Itaici; Participação no Encontro da BRA/2024; Criação do CEI Brasil, que será uma instância de representação da Província do Brasil na CEPAL e ficará, a princípio, responsável pelo CAP, pelo EVC oline e pela Revista Itaici.

Eixo Comunicação: Criação do Portal da Rede Servir; Escrita e revisão de textos e projetos diversos

Eixo Captação e Mobilização de Recursos: Constituição de uma equipe para se dedicar a planejar a captação de recursos; Participação em eventos sobre captação de recursos.

Na parte da tarde, Pe.  Edilberto SJ fez uma apresentação do Plano Apostólico e Estratégico da Província, e foi destacada necessidade de trabalharmos como Rede Servir a 4ª preferência apostólica, que diz respeito ao cuidado com a Casa Comum. Esse tema, portanto, deverá ser transversal no próximo ano, devendo ser dedicado a ele uma especial atenção por todos as instituições da Rede.

Pe. Laércio deu uma notícia sobre o trabalho que será coordenado pelo Pe. Contieri SJ, a respeito da Identidade e Missão da Rede Servir, o qual englobará os Centros Loyola, os SEIS e as Casas de Retiro.

À noite, a Equipe fez uma visita à Paróquia São Luiz Gonzaga, em Iconha, para conhecer o grupo que trabalha com a Espiritualidade Inaciana. É um trabalho que existe há muitos anos, iniciado pela Penha Antoniolli, que já foi membro da CVX, e que resiste até hoje. O grupo atua em várias comunidades atendidas pela Paróquia, que é a única da cidade. Atualmente, estão com 4 grupos de EVC em funcionamento e também realizam retiros e manhãs de oração para crianças e pais da Catequese e jovens da Crisma.

No domingo, dia 08, as conversas da manhã foram dedicadas à construção da agenda de reuniões e eventos para o próximo ano.

Estiveram presentes: Gilda Carvalho, Comunidade de Vida Cristã (CVX); Maria das Dores, Centro Loyola de Goiânia; Lucimara, Centro Loyola de Belo Horizonte; Mário e Telma, SIES Manaus; Zuleica, SIES Fortaleza; Walter Salles, Coordenador do Eixo Captação de Recursos e representante da Casa Santo Inácio (Campinas); Fátima Barbuto, Coordenadora do Eixo Formação; Luísa Barbuto; responsável pela Comunicação da Rede Servir; Pe. Edilberto, SJ, Coordenador das Casas de Retiro e Reitor do Santuário de Anchieta; Pe. Laércio SJ, Secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade.

Em tudo Amar e Servir.