CVX: Uma tribo do Povo de Deus – A participação da Comunidade de Vida Cristã na Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus 2022

Nos dias 14 a 16 de outubro de 2022, em Brasília, ocorreu a 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus. A Comunidade de Vida Cristã (CVX) foi representada por Daniella Pinho e Osmar Arouck, da regional Distrito Federal (na foto acima, com a também cevequiana e onipresente Honorata, da regional Nordeste, que participou como assessora do CNLB).

Iniciemos inacianamente observando cada palavra.

  • É a décima A primeira ocorreu em junho de 1991, em Itaici (Indaiatuba – SP).
  • É uma assembleia, reunião de pessoas convocadas, chamadas, vocacionadas. Cada pessoa está lá pela sua vocação primordial recebida no batismo. Uma assembleia de batizadas e batizados.
  • É nacional, abrange todo o chão vasto e diverso do Brasil.
  • São organismos, termo que nos remete a dinamismo e vida. Aqui são os organismos de comunhão e missão: instâncias que congregam e representam os cristãos e cristãs segundo a sua identidade de pertença ao Corpo Eclesial. Deste modo, estavam presentes bispos, presbíteros, diáconos, religiosas, religiosos, pessoas consagradas, leigas e leigos.
  • E como a mais distinta identidade da assembleia, é do Povo de Deus.

O Concílio Vaticano II – por meio da constituição dogmática Lumen gentium – define a Igreja como Povo de Deus. Neste tema, o Papa Francisco apresentou na catequese de 12 de junho de 2013 uma síntese esclarecedora sobre este conceito:

« Ser Igreja, ser Povo de Deus, segundo o grande desígnio de amor do Pai, quer dizer ser o fermento de Deus nesta nossa humanidade, significa anunciar e levar a salvação de Deus a este nosso mundo, que muitas vezes se sente perdido, necessitado de respostas que animem, que infundam esperança e que deem um vigor renovado ao caminho. A Igreja seja lugar da misericórdia e da esperança de Deus, onde cada qual possa sentir-se acolhido, amado, perdoado e encorajado a viver em conformidade com a vida boa do Evangelho. E para fazer com que o outro se sinta acolhido, amado, perdoado e encorajado, a Igreja deve manter as suas portas abertas, a fim de que todos possam entrar. E nós temos que sair através de tais portas e anunciar o Evangelho. »

Temos então uma assembleia de pessoas chamadas a ser e viver como Povo de Deus, em suas diversificadas respostas ao chamo de Cristo, a partir de suas identidades, ministérios, carismas e modos de proceder neste Corpo Eclesial e Apostólico.

A Assembleia dos Organismos do Povo de Deus realiza-se com a presença de representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) e da Comissão Nacional de Diáconos (CND). A CVX toma parte da Assembleia por meio do CNLB.

A organização da assembleia foi impecável. Material bem preparado (veja aqui) e uso adequado do tempo valorizaram e facilitaram a participação equânime de todas as pessoas presentes. As vozes de todos e todas eram ouvidas, respeitadas e ressoavam nos corações. O clima sinodal e a viva alegria de comunhão ressoavam o lema da assembleia: “Comunhão e Missão: caminho para a Igreja no Brasil”.

A experiência de estar como pessoas vocacionadas e pertencentes à CVX na Assembleia foi renovadora e encorajadora. Renovou a alegria de nossa vocação particular dentro da Igreja; encorajou-nos a aderir sempre e com sinceridade ao desafiador princípio inaciano de “sentir com a Igreja” (EE 352-370). Destaque-se ainda que a participação da CVX no Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil é de importância singular para nossa visibilidade e atuação como Corpo Apostólico, fazendo ecoar o decreto do Concílio sobre os leigos e leigas:

« O dever e o direito ao apostolado advêm aos leigos da sua mesma união com Cristo cabeça. Com efeito, inseridos pelo Baptismo no Corpo místico de Cristo, e robustecidos pela Confirmação com a força do Espírito Santo, é pelo Senhor mesmo que são destinados ao apostolado. » (Apostolicam actuositatem, 3).

A Assembleia encerrou-se solenemente na Catedral de Nossa Senhora Aparecida, celebrando-se os 70 anos de fundação da CNBB. “Saímos com ânimo renovado e a esperança reacendida. Foi bonito demais”, afirmou Osmar.

 


Arquivo oficial de fotos da Assembleia: https://drive.google.com/drive/folders/1sNhMfFHIp0hmLr4qiKe-ZNsHUOijUwQF

Imagem da marca da assembleia: