Após muito contribuir com o GT de Política da CVX Brasil na elaboração dos subsídios para as eleições 2018 e, através de seu Secretariado de Justiça Socioambiental, publicar uma análise dos planos de governo dos candidatos a governador Santa Catarina e no Paraná, a CVX Regional Sul realizou nesta semana o seu “último ato” neste primeiro turno das eleições: uma roda de conversas sobre política.
A iniciativa partiu da Comunidade Nossa Senhora Medianeira, que decidiu abrir sua reunião quinzenal para que integrantes de outros grupos participassem e trouxessem suas inquietações e reflexões acerca do pleito do próximo dia 7 de outubro. “Provocados pelo material enviado pelo GT de Política da CVX Brasil, a gente sentiu o desejo de rezar, falar, ouvir, discutir, dialogar… sobre política, eleições, candidatos e tals… Desta forma, pensamos que seria bem bacana estar juntos para fazer isso acontecer!”, resumiu a coordenadora da “CNSM”, Christiane Stonoga.
Vinte e uma pessoas aderiram ao convite e se reuniram na noite da última terça-feira (02), na Sede da Regional, em Curitiba, para uma conversa franca e fraterna. Krícia e Rafael Finatti, da Comunidade Santo Estanislau Kostka, partilharam um pouco de seus trabalhos no curso de Dimensão Política promovido pela CVX América Latina; e também a experiência rica no GT de Política. Tais partilhas ajudaram a promover o debate, que trouxe as aflições e a necessidade do discernimento diante o cenário polarizado da campanha presidencial; provocações sobre voto útil, voto nulo e voto em branco; esclarecimentos sobre a votação para o legislativo; reflexões sobre a governabilidade do futuro executivo; e análises sobre os perfis dos candidatos à presidência, Senado e governo estadual, bem como a respeito da incidência possível que podemos fazer neste momento, de sensibilizar e estabelecer pontes entre as pessoas.
Abaixo, seguem algumas fotos: