“Jesus disse: ‘A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio’. E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: ‘Recebei o Espírito Santo”. (Jo 20, 21-22)
Inspirados no Evangelho do Domingo de Pentecostes (Jo 20, 19-23), 19 de maio, a Comunidade de Vida Cristã (CVX) da Regional Sul, com apoio da Coordenação Executiva Nacional (CEN) promoveu um momento oracional, envolvo nas partilhas de companheiros e companheiras que estão ativos na missão de acolhimento e atenção às necessidades de grupos vulnerabilizados atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em especial, na cidade de Porto Alegre.
Dedicamos nossa escuta atenta às pessoas da Pré-CVX A Caminho, que convidaram o P. Vicente Zorzo sj e o P. Anderson Rabêlo sj, representando a Fundação Fé e Alegria de Porto Alegre e a Paróquia Santíssima Trindade, respectivamente, ambientes em que alguns dos apostolados da pré-comunidade acontece.
O alerta da CVX em Porto Alegre e dos jesuítas citados, é que devemos persistir nos apoios, pensando tanto nas ações emergenciais quanto na fase de retomada, de reconstrução de vidas. Nesse sentido, o P. Vicente Zorzo sj solicita, por exemplo, a parceria da CVX para, quando for possível, recompor o projeto da ação social da paróquia que ensina corte e costura para mulheres, que as empodera diante de contextos de masculinidade tóxica, além de gerar uma corrente solidária a partir das produções das mulheres, quando elas passariam a confeccionar roupas para crianças.
Essas mulheres são oriundas Vila dos Farrapos, comunidade abrangida pela Paróquia e muitas delas têm suas crianças atendidas pela Fundação Fé e Alegria. Esses locais de moradia ainda estão com mais de 2 metros de água e ainda não se sabe o que restará dos pertences das famílias, do Fé e Alegria e da igreja.
O casal Maristela e Márcio (Pré-CVX A Caminho) estão diretamente envolvidos com a logística de acolhimento e recebimento de doações no Colégio Anchieta, onde estão cerca de 170 famílias destinadas pela Prefeitura Municipal, oriundas de diversos bairros e alocadas no Morro do Sabiá, área de propriedade do Colégio. Eles nos contam sobre os atuais desafios diante do frio e da baixa de doações de alimentos. Mas também dizem das estratégias que implementarão um rodízio de voluntários e doadores para tornar cada turma do Colégio (alunos e pais) responsáveis por um dia de alimentação.
Nesse meio, o Padre Anderson sj nos fala que a participação da CVX também relaciona-se com a escuta ativa, a palavra amiga, o olhar nos olhos da outra pessoa, humanizando os espaços. E Maristela nos relata como tem sido importante para si e para todos, a escuta das histórias de vida, a percepção das complexidades humanas. Assim, sente-se de coração aquecido e em comunidade de fé, juntamente com os moradores temporários do Colégio.
Nathalia Schutz (CVX Francisco), fala dos desafios logísticos para enviar roupas íntimas e de frio limpas, saindo de Florianópolis para Porto Alegre, e de quanto a emociona ver o empenho de outras pessoas da CVX nessa ação, a exemplo de Márcia (CVX São José de Anchieta), mas também de familiares de Márcio (Pré-CVX A Caminho) que transportam as roupas. “A gente vai apertar e vai caber mais [no carro]”, dizia uma das voluntárias.
Em Curitiba, o casal Sílvia e Tuca (CVX N S Medianeira) continuam motivando doações nas paróquias, em especial de roupas de frio e cobertores, e ainda contam com Filomena Millani (CVX N S Medianeira), que oferta o caminhão para transporte entre os três Estados.
A preocupação de todas essas lideranças na Regional Sul é com a exaustão dos voluntários, com a baixa de auxílios, com o assunto que sairá da mídia, enquanto permanecerá por longo tempo o desafio de reconstrução de vidas, a descoberta de novos horizontes.
As partilhas levaram os ouvintes a refletirem sobre a corresponsabilidade apostólica da CVX e que pequenos relatos das histórias de vida e com imagens respeitosas dos contextos dos desabrigados poderiam auxiliar a manter a comunidade nacional próxima dessa missão desenvolvida na Regional Sul. Com essa ideia, Edson Guedes, vice-coordenador da CVX Brasil, agradece emocionado: “Que bom que temos a Pré-CVX em Porto Alegre para nos fazer parte desses desafios vividos no Sul”.
O Conselho Fiscal da CVX no Brasil esteve representado por Luís Honorato (CVX Santíssima Trindade, Regional Bahia), que recolhe todas as partilhas para pensar em conjunto com o Economato Nacional sobre estratégias financeiras de seguir com os apoios e as parcerias. O que corrobora com a fala do P. Miguel Martins sj, assistente eclesiástico nacional, de que é preciso ter foco e planejamento para gerar as ações futuras.
O casal João Carlos e Raquel (Pré-CVX A Caminho) lembram que o grupo se tornou pré-comunidade há pouco tempo, no Domingo de Ramos, mas sentem a comunidade regional e nacional próxima, diante desse cuidado em escutá-los, e em prestar os apoios possíveis. As pessoas da pré-CVX não foram atingidas diretamente pelas enchentes – “apenas” indiretamente com a instabilidade de acesso a água, energia e escassez de alimentos em mercados – e, por isso, podem atuar mais nas ações sociais realizadas em parceria com os jesuítas.
Assistam o vídeo:
Diante da consciência das tragédias decorrentes do desrespeito ao meio ambiente, e exaltando a Ecologia como uma fronteira apostólica da CVX, finalizamos o encontro com a Oração pela nossa terra, Laudato Si, n. 246.
Oração pela nossa terra
Deus Omnipotente,
que estais presente em todo o universo
e na mais pequenina das vossas criaturas,
Vós que envolveis com a vossa ternura
tudo o que existe,
derramai em nós a força do vosso amor
para cuidarmos da vida e da beleza.
Inundai-nos de paz,
para que vivamos como irmãos e irmãs
sem prejudicar ninguém.
Ó Deus dos pobres,
ajudai-nos a resgatar
os abandonados e esquecidos desta terra
que valem tanto aos vossos olhos.
Curai a nossa vida,
para que protejamos o mundo
e não o depredemos,
para que semeemos beleza
e não poluição nem destruição.
Tocai os corações
daqueles que buscam apenas benefícios
à custa dos pobres e da terra.
Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa,
a contemplar com encanto,
a reconhecer que estamos profundamente unidos
com todas as criaturas
no nosso caminho para a vossa luz infinita.
Obrigado porque estais conosco todos os dias.
Sustentai-nos, por favor, na nossa luta
pela justiça, o amor e a paz.
Amém.
As doações continuam: