Np sábado, 16 de novembro, a CVX Regional Minas Gerais celebrou com muita alegria o encerramento dos Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana, em 8 semanas – o nosso EVC/8. Essa modalidade nasceu do sonho da Coordenação Executiva Regional (CER-MG).
Assim, foram organizados grandes 3 grupos: 34 pessoas no Carmelo Santa Tereza D’Ávila, 12 no Centro Loyola e 7 em espaço on-line. Um total de 53 pessoas.
A princípio era uma proposta para a CVX Minas. No processo de nossa organização do Retiro, se juntaram um grupo da Paróquia São Francisco Xavier, orientada pelos jesuítas e parceira da CVX/Minas nos caminhos da espiritualidade, parentes de “cevequianos” e um professor do Colégio Loyola.
Os grupos foram formados por pessoas que já tinham vivido a experiência dos EE, e por aquelas que nunca tinham passado pela experiência. Foi consolador ver o processo da Graça de Deus, conduzindo as pessoas a um crescente envolvimento e adesão a essa experiência tão cara a Santo Inácio, e a todos nós.
O processo do EVC/8 foi orientado pelo Padre Carlos James, Assistente Eclesiástico da CVX Minas. Ele nos guiou como peregrinos pelos caminhos da meditação, da reflexão e da contemplação da vida de Jesus.
Como acompanhantes, foram convidadas oito pessoas com experiência na Espiritualidade Inaciana, que conduziram as partilhas das orações, vividas no processo de cada semana. Assim, formaram esse grupo: os jesuítas Ir. Vanderlei Backes SJ, Mateus Pereira (escolástico SJ) e Pe. João Roberson SJ, e os cristãos leigos: Tomaz, Aurinete, Deralda, Maria Ferreira (Dorinha) e Lilian.
Os exercitantes peregrinaram em um caminho de cura e transformação, desfazendo dores do passado, acolhemos o amor de Deus e sentimos sua presença em cada passo. Foi um momento de renovação profunda, onde, com fé e oração, encontraram a paz e a esperança almejada.
O EVC/8 foi avaliado como uma experiência muito válida e enriquecedora. Conscientes dos seus acertos e erros, seguimos adiante, à luz do Espírito, para que a CVX Minas continue sendo, em Belo Horizonte e vizinhança, esse instrumento da espiritualidade inaciana, a caminho de sua missão: estar a serviço da fé, da esperança e do amor.
Essa caminhada de fé, esperança e amor, com certeza, continuará gerando frutos no coração de quem escolheu percorrer esse caminho.
Assim seja!
Imagens: