Com a assessoria do Assistente Eclesiástico da Regional Distrito Federal, Pe. Jefferson Amorim de Souza (SJ), as quatro comunidades locais do DF participaram no último fim de semana (13-15) do seu retiro anual, na Casa de Encontro das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Com o tema “Discernir os caminhos para a esperança”, o Pe. Jefferson discorreu sobre o assunto ressaltando o chamado à CVX a ser gente de esperança numa comunidade laica, apostólica e inaciana.
“Situando-nos no Encontro Mundial da CVX, citando o Documento final da XVIII Assembleia Geral, foi levando-nos a meditar e rezar como Deus vê a CVX, a sua vocação, a resposta ao chamado de Deus e os compromissos apostólicos, despertando-nos a entrar na dinâmica do olhar da esperança, cuja graça norteou os dois dias de retiro ‘Senhor, ajuda-nos a avançar; abre-nos os caminhos'”, contou Socorrinha, secretaria regional.
Os textos distribuídos no retiro conduziram no avançar, caminhar, sair de si, partir e embasaram na contemplação do trabalho da Comunidade Mundial e das pequenas comunidades locais, nas distintas fronteiras do seu apostolado. Um destes textos cita o Pe. Geral ao dizer em Amiens “Discernimento e esperança caminham de mãos dadas na relação de Deus com o mundo. Assim pode ser também em nosso caminhar como Comunidade de Vida Cristã” (Arturo Sosa, Geral SJ, 2023). “Isto nos anima a caminharmos nos caminhos da esperança”, afirmou Socorrinha.
Os poucos dias de retiro suscitaram em todos a esperança para avançar enquanto comunidade de cristãos leigos no SIM de Maria. A equipe organizadora acertou em proporcionar um tempo maior de oração pessoal e de aguçar o espírito orante por meio das celebrações, lucernário e ofício divino das comunidades. Neste caminhar, cada um ia se perguntando “o que conversamos pelo caminho?” e observando: “onde ardia o coração”.