CVX no Brasil participa de reunião do Programa Conexão Juventudes

A Coordenação Executiva Nacional (CEN), representada por Ana Martins, esteve reunida no dia 09/09 com lideranças representantes de obras jesuítas e de outros organismos parceiros para tratar do Programa CONEXÃO JUVENTUDES, impulsionado por Pe. Edson Tomé, Secretário para Juventudes e Vocações da Companhia de Jesus e coordenador do Programa MAGIS Brasil.

O Conexão Juventudes é um encontro de membros de frentes de missão que realizam ações com juventudes, a exemplo do Serviço Jesuíta de Migrantes e Refugiados (SJMR), Fundação Fé e Alegria, Comunidade de Vida Cristã (CVX), Rede Inaciana de Juventudes – MAGIS BRASIL, Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) e Associação das Comunidades de Vida Mariana (ACVM).

Esse Programa surge na intenção de avançarmos na concretude de seu Plano Estratégico da Província do Brasil (2023-2027). No caso, articular as frentes apostólicas e grupos parceiros que tenham jovens como público-alvo (n. 5); fomentar a cultura e o trabalho em rede e entre redes (n. 14).

Essa primeira conversa traz a proposta de trabalho em favor de revitalizar o Projeto de Vida, dentro dos tempos atuais e, portanto, criar meios de interação entre as diversas obras e parceiros para que os jovens possam ter mais consciência de suas vidas.

Ao recompor a memória dos trabalhos com as juventudes no Brasil nota-se que a Companhia acompanhou e acompanha crianças, adolescentes e jovens dentro de perspectiva de um projeto de vida integral, não só a nível de empreendedorismo, como hoje fazem as escolas laicas.

Ana Martins conta sua impressão:

“Gostei de ter participado. Falei do nosso povo, que em diversos locais trabalham com juventude junto aos jesuítas. A CVX, sendo comunidade leiga, tem atuação em diversas frentes e há uma preocupação em ver nossa herança inaciana difundida. As juventudes fazem parte do nosso horizonte. Estamos em sintonia com o plano de ação dos jesuítas, pois bebemos de mesma fonte”.

É certo que temos vários trabalhos com juventudes, porém, existe um sentimento comum de que falta uma maior articulação entre as ações. Enfim, há o desejo de maior parceria com a Comunidade de Vida Cristã (CVX) e outros organismos leigos. E realizar o trabalho em uma crescente. Assim, na próxima reunião o grupo passa a partilhar sobre suas atuais frentes de trabalho com as juventudes.