Com muita alegria, compartilhamos com a comunidade maior as experiências que nós (Marlene, Rutinéa e Luís Fernando), vivemos no último final de semana (14 a 16 de março) na Assembleia do CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil) Regional Leste I. Nela estavam presentes representantes das diversas dioceses e arquidioceses do Estado do Rio de Janeiro, bem como de várias instituições laicais da Igreja.
Dentre os momentos mais importantes a serem destacados, tivemos:
- Uma apresentação, seguida de dinâmica, sobre a Campanha da Fraternidade 2025. Compreendemos que a missão é, muitas vezes, difícil; que podemos falhar, não apenas por ação, mas também por omissão; e que o caminho de transformação dessa realidade passa, sim, pelas grandes realizações, mas também, pelo simples e pequeno, que está ao alcance de cada um de nós.
- Tivemos também a apresentação de algumas moções; homenagens por escrito a pessoas e instituições que, ao longo dos últimos tempos, têm tido um papel relevante na caminhada de alguns setores da Igreja.
- Quase ao final da Assembleia, ocorreu a eleição da nova Presidência Regional, que conduzirá a CNLB Regional Leste I nos próximos 3 anos. Também foram escolhidos, entre os já inscritos no 8º Encontro Nacional do CNLB, a ser realizado em Aparecida, de 19 a 22 de junho, 5 delegados, que representarão o CNLB Regional Leste I, no momento da Assembleia e eleição para a nova Presidência Nacional do CNLB.
Tudo isso foi entremeado com a apresentação de cada grupo ali presente, falando um pouco de sua história e de suas atividades em 2024. Isso foi uma excelente oportunidade para que conhecêssemos mais e melhor a caminhada uns dos outros.
Assim, voltamos às nossas bases, conhecendo e amando ainda mais a nossa Igreja e confirmados na missão de anunciar o Reino de Deus, com nossos dons e carismas, conforme o sonho de Deus para cada um de nós e para o mundo, através de nós.
