A CVX DF, através do acordo de cooperação entre o Serviço Jesuíta de Migrantes e Refugiados (SJMR) e a CVX Brasil, por meio de microcrédito para migrantes e refugiados, vem fomentando o empreendedorismo às pessoas migrantes e refugiadas que residem no DF.
No último dia 16 de setembro, aconteceu no Centro Cultural de Brasília a terceira feira de Empreendedores de Migrantes e Refugiados onde estiveram presentes pessoas da Nigéria, República Democrática do Congo e da Venezuela, inclusive indígenas da etnia Warao.
A feira foi muito participativa e contou com a presença dos frequentadores do CCB e de pessoas atraídas pelo tema das migrações. Foi uma festa com bebidas, comidas típicas dos migrantes, como as arepas venezuelanas (por sinal, bastante procuradas) e músicas locais. Foi uma festa de interação entre a comunidade brasiliense e os nossos irmãos peregrinos (era peregrino e recolhestes-me).
A CVX DF esteve presente colaborando desde a divulgação do evento, à logística e com o transporte dos empreendedores até ao CCB. A feira, também contou com o apoio do SJMR, IMDH (Instituto de Migração e Direitos Humanos) e do CCB. Corroboramos com a mensagem do Papa Francisco “trabalhamos para que toda a migração possa ser fruto de uma escolha livre, somos chamados a ter o maior respeito pela dignidade de cada migrante, construindo pontes e não muros” (109° Dia Mundial do Migrante e do Refugiado), na certeza de que a CVX está construindo pontes para ACOLHER, PROMOVER, INTEGRAR, APROXIMAR, ESCUTAR, PARTILHAR e APOIAR, estes nossos irmãos, que é o próprio Cristo que bate à nossa porta.